sábado, 25 de outubro de 2014

Primavera dos Livros 2014 - Rio de Janeiro

Primavera dos Livros homenageia em verso e prosa os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro

Evento gratuito acontece nos jardins do Museu da República, de 30 de outubro a 2 de novembro. Entre os destaques: Homenagem aos 450 anos de fundação da cidade do Rio de Janeiro, Festival de poesia, Primavera Erótica, apresentação dos Barbatuques, além de mesas de debates e lançamento de livros.

A Primavera dos Livros 2014, feira literária promovida pela Liga Brasileira de Editoras (Libre), terá a participação de 120 editoras de todo o País e mais de 15 mil títulos à venda, com descontos de até 50%. A 14ª edição carioca do evento acontece de 31 de outubro a 2 de novembro, no Museu da República, no Catete, um bairro de forte tradição política e cultural. O público esperado é de 50 mil pessoas.

Maior feira editorial independente do País, a Primavera dos Livros reúne uma produção cultural diversificada, com alto padrão intelectual. Estarão à venda literatura e vários outros gêneros, e ainda haverá o lançamento de novos autores. A poesia será um dos destaques da programação, com um festival, no dia 1º/11, às 18h. Participarão os escritores Tavinho Paes, Mano Melo, Celina Portocarrero, Juliana Holanda, Bayard Tonelli, Tanussi Cardosos, Pedro Lago e Pedro Lage, entre outros.

Este ano, Primavera dos Livros faz uma homenagem à cidade do Rio de Janeiro, que completará 450 anos de fundação em 2015. O Grupo Oficina Experimental de Poesia, formado por jovens poetas universitários, fará leituras performáticas que passearão pela ‘Cidade Maravilhosa’, no dia 1º/11, às 20h. Serão textos poéticos de grandes escritores, alguns esquecidos, que falam do subúrbio carioca, da orla das praias, da vida na cidade, entre outros aspectos do Rio.

“O Rio sempre foi inspiração para os mais diferentes gêneros de escritores. E é isso que queremos mostrar com esta homenagem, como a cidade e seu conteúdo são vistos ao longo do tempo por poetas e ensaístas e também como interagem com a literatura. A Primavera dos Livros, que nasceu no Rio, estará mais do que nunca carioca", explica o presidente da Libre, Haroldo Ceravolo Sereza.

Outro destaque da programação é a ‘Primavera Erótica’. A escritora Mônica Montone apresentará textos eróticos no dia 31/10, às 20h . A literatura erótica atravessa os tempos com obras que permanecem até hoje — com Boccaccio, Apollinaire, George Bataille e Carlos Drummond de Andrade (com ‘Amor natural’)  — e se renova a cada geração.

Durante a Primavera dos Livros haverá programação gratuita para todas as idades — lançamentos de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças e atrações literárias interativas, além dos shows musicais. A abertura da feira terá o Barbatuques, grupo de percussão corporal de São Paulo, formado por 15 integrantes que fazem música a partir de sons que tiram do próprio corpo, no dia 30/10, às 17h. No dia 31/10, às 18h, o escritor Ondjaki faz apresentação de textos literários que irão interagir com música e arte visual.  O show de encerramento, 2/11, às 20h30, fica a cargo de Mauro St. Cecilia.

Para as crianças tem programação o dia inteiro. No sábado (1º/11) tem lançamento coletivo da Ibis Libris (17h)  e também acontece o show ‘Era para ser vinil’ do Saco de Gatos, conhecido como a banda do bom-humor, cujo fundador Paulo Tadeu é um grande ídolo da criançada e autor de uma série de livros de piadas infantis.

No espaço Jovem, haverá discussões sobre ‘Literatura infanto-juvenil’ e ‘Literatura fantástica: da Odisseia à Harry Potter’ (30/10, 16h) e ‘Bullying ou brincadeira? Como identificar os limites' (1º/11, 17h).

As mesas redondas discutirão temas contemporâneos da literatura e outras áreas. Na quinta-feira (31/10): ‘Poesia contemporânea em língua portuguesa’ (14h) e ‘Cultura e religiões afro-brasileiras’ (16h). Sábado (1º/11): ‘Práticas da teoria: modos de ler o Contemporâneo’ (14h), ‘Nacionalidade e novidade editorial nos novos romances policiais’ (17h) e ‘Literatura LGBT: uma ferramenta de libertação, empoderamento e visibilidade’ (18h). No domingo terá ‘Relações entre a literatura e o cinema’ (14h), ‘Letras de imprensa: jornalismo e literatura’ (16h) e ‘O Oriente Médio em debate: discussão sobre a Primavera Árabe na Primavera do Rio’ (17h).

A Primavera dos Livros é uma realização da Liga Brasileira de Editoras (Libre), em parceria com o Departamento de Letras da UFRJ. O evento conta com o apoio do BNDES, Minc, Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Museu da República.

Além da Primavera carioca, a Libre promove a Primavera dos Livros de São Paulo e produz a Feira do Livro de Osasco e o Salão do Livro de Guarulhos.  Para 2015 a Primavera dos Livros está programada para acontecer também em Belo Horizonte e Salvador.

SERVIÇO
14ª Primavera dos Livros
Feira literária com a participação de 120 editoras, mais de 15 mil títulos e até 50% de desconto nas vendas. Programação paralela: lançamento de livros, encontros com escritores, debates, atividades para crianças, além de atrações literárias interativas e shows musicais.
Promoção: Liga Brasileira de Editoras (Libre)
30 de outubro a 2 de novembro de 2014
Horário: 10 às 21h
Museu da República – Rua do Catete, 153 - Catete – Rio de Janeiro
Para todas as idades

A entrada e a participação nos eventos são gratuitas

FONTE: Libre

Nenhum comentário:

Postar um comentário