quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Pedagogia Histórico-Crítica

Temática da edição V. 5, N. 2 de 2013 da revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate.


Este número foi organizado por Paulino Orso, contando com a colaboração de Newton Duarte, Dermeval Saviani, Ligia Marcia Martins, Ana Carolina Galvão Marsiglia entre outros colaboradores. O novo número pode ser acessado pelo link:



Sumário

Editorial

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA -Editorial-PDF
André Paulo Castanha1-4

Debate

É POSSÍVEL FALAR EM PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL?PDF
Alessandra Arce5-12
FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTILPDF
Angelo Antonio Abrantes13-24

Artigos

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLARPDF
Dermeval Saviani25-46
LUTA DE CLASSES, TRABALHO DOCENTE E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLARPDF
José Luis Derisso47-58
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SIPDF
Newton Duarte59-72
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O SALTO DE QUALIDADE NECESSÁRIO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLARPDF
Maria de Fátima Félix Rosar73-88
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE?PDF
João Luiz Gasparin89-96
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORESPDF
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins97-105
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORESPDF
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira106-117
O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURALPDF
Juliana Malanchen, Ricardo Eleutério dos Anjos118-129
OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURALPDF
Ligia Marcia Martins130-143
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADEPDF
Paulino José Orso, Sandra Tonidandel144-158
OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PRPDF
Celso Sidnei Balzan, Paulino José Orso159-174
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL DE LIMEIRA-SPPDF
Luciana Cristina Salvatti Coutinho175-189
TRAJETÓRIA DE ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO SISTEMA DE ENSINO DE BAURU NA PERSPECTIVA TEÓRICA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURALPDF
Marta de Castro Alves Correia190-202
DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORAPDF
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima203-215

Entrevista

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADEPDF
Alexandra Alexandra Vanessa de Moura Baczinski216-226

Clássicos

ESCOLA E DEMOCRACIA: PARA ALÉM DA “TEORIA DA CURVATURA DA VARA”PDF
Dermeval Saviani227-239

Resenhas

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕESPDF
Celso Sidnei Balzan240-243

Teses e Dissertaçoes: Resumos

A QUESTÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA.PDF
Luciana Cristina Salvatti Coutinho244
AS ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 E OS REBATIMENTOS PÓS-MODERNOS NA DIDÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE ESTUDIOSOS.PDF
Lenilda Rego Albuquerque de Faria245
O RELATIVISMO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO COMO LEGITIMAÇÃO PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA.PDF
José Luis Derisso246
A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES.PDF
Alexandra Vanessa de Moura Bakzinski247

Expediente

ExpedientePDF
Elza Margarida de Mendonça Peixoto248


ISSN: 2175-5604

Nenhum comentário:

Postar um comentário