Temática da edição V. 5, N. 2 de 2013 da revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate.
Este número foi organizado por Paulino Orso, contando com a colaboração de Newton Duarte, Dermeval Saviani, Ligia Marcia Martins, Ana Carolina Galvão Marsiglia entre outros colaboradores. O novo número pode ser acessado pelo link:
Sumário
Editorial
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA -Editorial- | |
André Paulo Castanha | 1-4 |
Debate
É POSSÍVEL FALAR EM PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO INFANTIL? | |
Alessandra Arce | 5-12 |
FORMA E CONTEÚDO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO JOGO PROTAGONIZADO E AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL | |
Angelo Antonio Abrantes | 13-24 |
Artigos
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR | |
Dermeval Saviani | 25-46 |
LUTA DE CLASSES, TRABALHO DOCENTE E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR | |
José Luis Derisso | 47-58 |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE PARA SI | |
Newton Duarte | 59-72 |
OS MOVIMENTOS SOCIAIS E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: O SALTO DE QUALIDADE NECESSÁRIO NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR | |
Maria de Fátima Félix Rosar | 73-88 |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: TEORIA SEM PRÁTICA? – ONDE ESTÁ O CRITÉRIO DE VERDADE? | |
João Luiz Gasparin | 89-96 |
CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Ana Carolina Galvão Marsiglia, Ligia Marcia Martins | 97-105 |
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL: INFERÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO E O TRABALHO DE PROFESSORES | |
Cristhyane Ramos Haddad, Maria de Fátima Rodrigues Pereira | 106-117 |
O PAPEL DO CURRÍCULO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Juliana Malanchen, Ricardo Eleutério dos Anjos | 118-129 |
OS FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E OS FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Ligia Marcia Martins | 130-143 |
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE | |
Paulino José Orso, Sandra Tonidandel | 144-158 |
OS DESAFIOS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ITAIPULÂNDIA-PR | |
Celso Sidnei Balzan, Paulino José Orso | 159-174 |
APONTAMENTOS SOBRE O PROCESSO DE (RE)ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICO MUNICIPAL DE LIMEIRA-SP | |
Luciana Cristina Salvatti Coutinho | 175-189 |
DERMEVAL SAVIANI – UMA TRAJETÓRIA DE LUTA E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA | |
Eraldo Leme Batista, Marcos Roberto Lima | 203-215 |
Entrevista
A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E O CURRÍCULO BÁSICO PARA A ESCOLA PÚBLICA DO PARANÁ – 1990: DO MITO À REALIDADE | |
Alexandra Alexandra Vanessa de Moura Baczinski | 216-226 |
Clássicos
ESCOLA E DEMOCRACIA: PARA ALÉM DA “TEORIA DA CURVATURA DA VARA” | |
Dermeval Saviani | 227-239 |
Resenhas
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES | |
Celso Sidnei Balzan | 240-243 |
Teses e Dissertaçoes: Resumos
A QUESTÃO DA PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA. | |
Luciana Cristina Salvatti Coutinho | 244 |
AS ORIENTAÇÕES EDUCATIVAS CONTRA-HEGEMÔNICAS DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 E OS REBATIMENTOS PÓS-MODERNOS NA DIDÁTICA A PARTIR DA VISÃO DE ESTUDIOSOS. | |
Lenilda Rego Albuquerque de Faria | 245 |
O RELATIVISMO DO PENSAMENTO PÓS-MODERNO COMO LEGITIMAÇÃO PARA O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA. | |
José Luis Derisso | 246 |
A IMPLANTAÇÃO OFICIAL DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA REDE PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ (1983-1994): LEGITIMAÇÃO, RESISTÊNCIAS E CONTRADIÇÕES. | |
Alexandra Vanessa de Moura Bakzinski | 247 |
Expediente
Expediente | |
Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 248 |
ISSN: 2175-5604
Nenhum comentário:
Postar um comentário