Link para download:
sábado, 22 de janeiro de 2022
segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Julio Antonio Mella, ou o perfil do jovem comunista
A existência de Mella deixa para o presente a certeza de que a juventude não é o futuro de um país, mas seu presente; e para as fileiras comunistas, o exemplo de militar e ao mesmo tempo criar e de defesa das ideias com coragem, beleza e ímpeto
Foto tirada de cubahora.cu/ |
Por Yeilén Delgado Calvo | internet@granma.cu | janeiro 10, 2022 07:01:02
Era no México. Ele estava caminhando ao lado de Tina Modotti, a fotógrafa revolucionária a quem estava unido por uma paixão flamejante. As balas, não menos inesperadas, perfuraram o corpo de um homem forte e belo, com uma juventude sem objeções de 25 anos.
Julio Antonio Mella desmaiou, nascido sob o nome de Nicanor Mac Partland. Mella caiu e, diante da dor e da fraqueza, não disse à Tina o adeus de que talvez ela precisasse. Ele escolheu uma frase de denúncia, ao mesmo tempo em que um testamento político: «Eu morro pela Revolução».
Esta passagem de 10 de janeiro de 1929 tem, como toda a vida de Julio Antonio Mella, substância para o mito; mas limitar-se ao choque da anedota seria ignorar o fato de que os assassinos enviados pelo ditador Machado cortaram — nas palavras de Fidel — «aquele talento extraordinário, aquela vida frutífera».
"Os funerais de Julio Antonio Mella", El Universal Ilustrado, 17 de janeiro de 1929, p. 15. Foto tirada de eluniversal.com.mx/ |
Mella (cuja vida foi «tão breve, tão dinâmica, tão combativa») representa uma daquelas gerações cujo sacrifício levou ao projeto nacional que germinou em 1959.
O Comandante-em-chefe, em um de seus discursos, referindo-se à figura do «extraordinário combatente revolucionário», disse: «Um dia você disse que depois da morte somos úteis, porque servimos como bandeira. E assim tem sido! Você sempre foi a bandeira de nossos trabalhadores e nossa juventude nas lutas revolucionárias, e hoje você é uma bandeira encorajadora, exemplar, vitoriosa e invencível da revolução socialista cubana!».
A existência de Mella deixa para o presente a certeza de que a juventude não é o futuro de um país, mas seu presente; e para as fileiras comunistas, o exemplo da militar criando e da defesa das ideias com coragem, beleza e ímpeto.
É impressionante, por reflexão, que Julio Antonio tenha sido o fundador de três instituições vitais para o capital ideológico da Revolução: o primeiro Partido Comunista de Cuba, a quase centenária Federação Estudantil Universitária, e a revista Alma Mater.
Pois se ele estava comprometido com a ação, ele o fazia com base no pensamento; um não vale nada na luta sem o outro. Estudar sua excitante vida, mas também suas ideias, é fundamental para aqueles que, como ele, encontram no comunismo o horizonte para os sonhos de Cuba e do mundo.
Mella, eternamente jovem, nos exorta a tornar a condição revolucionária um destino.
FONTE: Granma
domingo, 9 de janeiro de 2022
Luiz Carlos Prestes e o movimento comunista brasileiro
Comentário de Lincoln Secco, professor do Departamento de História da USP, sobre o livro de documentos da fase final da luta política de Luiz Carlos Prestes.
Gustavo Koszeniewski Rolim (org.). Herança, esperança e comunismo – Luiz Carlos Prestes e o movimento comunista brasileiro – documentos (1980-1995). Marília, Lutas Anticapital, 2020.
"Poucas personalidades no Brasil têm a grandeza política e moral de Luiz Carlos Prestes. Nele confluem diferentes camadas históricas numa síntese única. Como o cubano Julio Mella ele foi um jovem inconformista dos anos 1920. Como o italiano Palmiro Togliatti e o búlgaro Georg Dimitrov foi um dos símbolos da Revolução Mundial e da Internacional Comunista nos anos 1930. Como a espanhola Dolores Ibárruri, que depois de se tornar La Pasionaria sobreviveu longos anos ao seu próprio tempo, Prestes foi muito além do Cavaleiro da Esperança."
LEIA A ÍNTEGRA DO TEXTO CLICANDO NO LINK A SEGUIR:
FONTE: A terra é redonda
O livro Herança, Esperança e Comunismo: Luiz Carlos Prestes e o Movimento Comunista Brasileiro – Documentos (1980-1995) encontra-se disponível para DOWLOAD GRATUITO na página da editora Lutas Anticapital É só clicar como se fosse uma compra, como o preço está zerado, ele abre para o download.
LINK para dowload:
sábado, 8 de janeiro de 2022
Para download: 100 voces (y una carta) para Paulo Freire
Descargar en PDF:
https://biblioteca-repositorio.clacso.edu.ar/bitstream/123456789/15175/3/100voces.pdf
Coordinador: Nicolás Arata.
Colección Red de Posgrados en Ciencias Sociales.
ISBN 978-987-813-052-1
CLACSO. Secretaría de Educación de Bogotá.
Buenos Aires.
Noviembre de 2021
100 voces y una carta para Paulo Freire / Karina Batthyány ... [et al.]. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires : CLACSO, 2021. Libro digital, PDF - (Red CLACSO de posgrados)
quarta-feira, 5 de janeiro de 2022
Para download gratuito: Herança, Esperança e Comunismo: Luiz Carlos Prestes e o Movimento Comunista Brasileiro – Documentos (1980-1995) [pdf]
Gustavo Koszeniewski Rolim, organizador do livro lançado pela Editora Lutas anticapital, decidiu colocá-lo disponível para download gratuito, entendendo que sua circulação em PDF não compromete a venda do livro, mas,na verdade, até ajuda, uma vez que se a pessoa gosta do livro, tendo acesso, ela pode se planejar pra comprá-lo, em sua versão física.
É só clicar como se fosse uma compra, como o preço está zerado, ele abre para o download.
Deste acúmulo, esforço e embate, nasceram posições teóricas e organizacionais, como a emblemática “Carta aos Comunistas”, de 1980 e o texto de Anita Prestes “A que herança devem os comunistas renunciar”, do mesmo ano. A partir de sua ruptura, estabeleceu-se intenso movimento entre seus correligionários: diversos militantes e núcleos de base, além de personalidades de destaque dentre o movimento comunista, como Gregório Bezerra e Maria Aragão lançaram-se a tarefa de disputar o PCB, retomá-lo e, posteriormente, lançar as bases para uma nova organização comunista revolucionária.
Os documentos aqui trazidos e publicados referem-se justamente a este movimento de tentativa de renovação do movimento comunista brasileiro, abarcando publicações como o Ecos à Carta de Prestes, o Voz Operária e o Jornal Avançando.
segunda-feira, 3 de janeiro de 2022
Luiz Carlos Prestes, presente!!! 124 anos do nascimento do Cavaleiro da Esperança
Uma trajetória política como patriota, revolucionário e comunista
No dia 3 de janeiro de 1898, nascia, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Prestes. "Desempenhou papel decisivo à frente da Coluna Invicta [1924-1927], que percorreu o Brasil durante mais de dois anos, preparando as condições para a derrubada da República oligárquica em 1930. Prestes foi a liderança mais destacada do movimento antifascista no Brasil nessa década e, a partir dos anos 1940, se transformou no líder comunista mais importante do país. Mais tarde, convencido de que os objetivos revolucionários do PCB haviam sido abandonados e substituídos pelo reformismo, Prestes não vacilou em romper com a direção partidária, tornando pública sua 'Carta aos comunistas' de março de 1980 e dedicando os últimos dez anos de vida à luta pela formação de um partido revolucionário em nosso país." (Anita Leocadia Prestes, "Luiz Carlos Prestes:um comunista brasileiro", Boitempo, 2015, p. 19.)
Salve 27-XI-1981
Minha querida filha.
Sempre fui de opinião que os pais, a partir de certa idade, devem saber aprender com os filhos. Só assim poderão corrigir seus erros e a natural tendência ao anacronismo. É certo que nem sempre é viável. Mas no meu caso tive a felicidade de encontrar em ti, na tua firmeza revolucionária, na tua solidariedade e ajuda, aquilo que mais necessito. Sei que estou ferindo tua modéstia, mas, nesta data, em que meu pensamento se volta para o martírio de tua mãe, espero que possas ver nestas linhas a expressão do meu carinho e dos votos que formulo pela sua saúde e felicidade. Beija-te o teu Pai. (In: Anita Leocadia Prestes, "Viver é tomar partido: memórias", Boitempo, 2019, p. 249.)
Para conhecer mais sobre a vida de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), visite o site do Instituto Luiz Carlos Prestes: www.ilcp.org.br/prestes
domingo, 2 de janeiro de 2022
Para download: DEL MATERIALISMO HISTÓRICO _ Antonio Labriola
Via Fanpage "La lectura es la fábrica de la conciencia revolucionaria"
DESCARGA en WordPress
DESCARGA en Blogger
http://lecturarevolucionaria.blogspot.com/2022/01/del-materialismo-historico-antonio.html
DESCARGA en Google drive
https://drive.google.com/file/d/1xD_2ou32Eceh5Ir6OJVwTiCGgaxJzSvW/view?usp=drivesdk
DESCARGA en Dropbox
https://www.dropbox.com/s/0x0lxns4axisw8x/materialismo_historico_labriola.pdf?dl=0