sexta-feira, 28 de abril de 2023

Em maio, na Alemanha, Olga Benario Prestes será celebrada como exemplo para a resistência antifascista no presente

"Olga foi uma vítima do fascismo entre milhares de outras e que seu martírio deve servir de exemplo para que não permitamos que tais horrores se repitam" (trecho do livro "Viver é tomar partido: memórias", de Anita Prestes, Boitempo, 2019, p. 26).




Diante da chocante reaparição de movimentos neonazistas no mundo em pleno século XXI, como a versão brasileira representada pelo bolsonarismo, lembrar da resistência das lutadoras e dos lutadores antifascistas que arriscaram suas vidas ao longo da história faz parte da luta e resistência dos combatentes antifascistas de hoje para fazer a coisa certa, derrotar as forças nazifascistas.

Na segunda semana de maio, a convite da Fundação Rosa Luxemburgo e da Galeria Olga Benario, a historiadora Anita Prestes vai a Berlim, na Alemanha, cumprindo uma série de compromissos, para apresentar seu livro Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung (Olga Benario Prestes. Uma abordagem biográfica), publicado no segundo semestre do ano passado editora alemã Verbrecher Verlag. A edição alemã é uma versão do livro “Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo”, publicado originalmente pela editora brasileira Boitempo em 2017.

De acordo com a página da Fundação Rosa Luxemburgo, a programação é a seguinte:



♦ 8. Mai 2023

DISCUSSÃO/PALESTRA

Anita Leocádia Prestes sobre Olga Benário Prestes. 

Uma abordagem biográfica

Dia 08/05/2023, 19h00 - 21h00, no Literaturforum im Brecht-Haus (Fórum de Literatura na Casa Brecht).

Além de falar sobre o livro, a Fundação Rosa Luxemburgo destaca também que será uma ocasião junto à palestrante para celebrar o dia 8 de maio, dia da vitória das forças aliadas sobre o nazifascismo na Segunda Guerra Mundial (12939-1945) e conversar sobre a importância da história para a resistência antifascista no presente e no futuro.

O evento será transmitido ao vivo.  

A conversa decorrerá em alemão e português e com tradução simultânea.

O evento é organizado pela Fundação Rosa Luxemburgo e pela editora Verbrecher Verlag, em cooperação com Literaturforum im Brecht-Haus (Fórum de Literatura na Casa Brecht)

FONTERosa Luxemburg Stiftung _ Anita Leocadia Prestes über Olga Benario Prestes. Eine biografische Annäherung




♦ 9. Mai 2023

DISCUSSÃO/PALESTRA

Em diálogo com Anita Prestes

Sobre a vida e a resistência. Contra o esquecimento.

Dia 09/05/2023, 14h00 - 16h30, na Biblioteca da Fundação Rosa Luxemburgo

Em uma roda de conversa com Anita, a proposta é dialogar com jovens multiplicadores da educação política de esquerda sobre por que devemos lidar com essas histórias de vida. As histórias tratam de revolução, resistência, inflexibilidade, comunismo e internacionalismo.

Infelizmente, os lugares são limitados. Contato e inscrição até 2 de maio de 2023 com Lucie Matting: matting@rosalux.org. As inscrições serão confirmadas  por e-mail.

FONTEhttps://www.rosalux.de/veranstaltung/es_detail/D86GU/im-dialog-mit-anita-prestes?cHash=0a8fd6bb74119948048e76d8578ba435




♦ 10. Mai 2023

LEITURA/CONVERSA

Leia contra o esquecimento

Relembrando a queima de livros há 90 anos

Dia10/05/2023, 17h00 - 18h30, no Bebelplatz (A praça é conhecida devido aos acontecimentos ocorridos na noite de 10 de maio de 1933, onde foi o cenário de uma grande fogueira na qual foram queimados milhares de livros de alguns autores censurados pelos nazistas, como Karl Marx, Heinrich Heine e Sigmund Freud.)

“Os eventos de 1933 a 1945 deveriam ter sido travados em 1928, o mais tardar. Mais tarde já era tarde. Não se deve esperar até que a luta pela liberdade seja chamada de traição." (Erich Kästner, Sobre a queima de livros, 10 de maio de 1953)

O evento homenageará os escritores cujos livros foram queimados publicamente há 90 anos em 22 cidades universitárias alemãs - começando na atual Bebelplatz em Berlim. Na ocasião ocorrerá leitura de trechos dos referidos livros, tendo os seguintes convidados:

  • Jens-Uwe Bogadtke, ator
  • Knut Elstermann, jornalista
  • Anita Prestes, historiadora, filha de Olga Benario Prestes
  • Christian Grashof, ator
  • Gregor Gysi, membro do Bundestag
  • Tania Concha Hidalgo, política chilena
  • Beate Klarsfeld, caçadora de nazistas
  • Anna Koellner, Laura Talenti, Jakob Guhring, alunos da Ernst Busch Academy of Dramatic Arts
  • Petra Pau, vice-presidente do Bundestag alemão
  • Alejandro Soto Lacoste, músico
  • Ingo Schulze, escritor
  • Robert Stadlober, ator
  • Moderador: Gesine Loetzsch, membro do Bundestag

Foram convidamos artistas e políticos chilenos para o 50º aniversário do golpe no Chile. Entre outras coisas, será lido o Canto Geral de Pablo Neruda – um dos livros queimados em massa pela junta militar chilena.

O evento é promovido por um grupo de esquerda no Bundestag (parlamento alemão) em cooperação com a Fundação Rosa Luxemburgo.

FONTE: https://www.rosalux.de/veranstaltung/es_detail/QJOII/lesen-gegen-das-vergessen?cHash=ba40c5d6152e4b229dda7dbb22a8bbe3




♦ 11. Mai 2023

Por ocasião da estreia da peça de teatro musical ICH HEB‘ DIR DIE WELT AUS DEN ANGELN [EU VOU LEVANTAR O MUNDO PARA VOCÊ] na Neuköllner Oper e da publicação da tradução alemã de uma biografia escrita por Anita Prestes sobre sua mãe Olga Benario, a Galeria Olga Benario apresenta, desde o dia 03/11/2022, a versão atualizada da sua exposição biográfica sobre Olga, agora intitulada OLGA BENARIO – Annäherungen an eine Revolutionärin [OLGA BENARIO – Abordagens de uma revolucionária]. E no dia 11 de maio de 2023, Anita Prestes será a convidada da Galeria Olga Benario!

FONTEhttps://galerie-olga-benario.de/










domingo, 23 de abril de 2023

Luiz Carlos Prestes na UFSC em 1989

Palestra de Luiz Carlos Prestes a convite do Diretório Central dos Estudantes e da Associação de Professores da UFSC, na ocasião da greve de 1989. Sua fala aborda vários assuntos, como reforma agrária, a crise econômica brasileira, a Constituição de 1988, a esquerda brasileira, necessidade de um partido revolucionário, organização popular, entre outros.

Vídeo Produzido em 2010 pela TV UFSC em comemoração aos 50 anos da Universidade Federal de Santa Catarina. ("Memória UFSC 50 anos")

"No final dos anos 1980, #LuizCarlosPrestes já nos alertava sobre o Artigo 142 da Constituição. Fonte: Palestra de Luiz Carlos Prestes na UFSC em 1989." (por Davi Perez, no Instagram, https://www.instagram.com/p/CrWm14tNrgj/)

 



Fonte:  Davi Machado Perez (canal do YouTube) 


Visite e conheça o site do Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP):

http://www.ilcp.org.br/prestes/





terça-feira, 18 de abril de 2023

"Cinedebate Direito em Tela": Exibição do filme "Olga'" marcará retorno do projeto

Parceria da OABRJ com o Centro Cultural da Justiça Federal reforça importância da cultura


Por Comunicação OABRJ | Caarj


Como parte do projeto 'Cinedebate - Direito em tela', a OABRJ e o Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) exibirão o filme 'Olga' no próximo dia 25, às 17h, no Plenário Evandro Lins e Silva, na sede da Seccional. Lançado em 2004, o longa trata da história da militante alemã Olga Benário que, após ser perseguida pela polícia, foge para Moscou, onde recebe treinamento militar. É, por isso, incumbida da missão de realizar a segurança de Luís Carlos Prestes no seu retorno ao Brasil, durante o governo de Getúlio Vargas. O filme brasileiro é estrelado por nomes celebrados do cinema nacional, como Camila Morgado e Fernanda Montenegro.


Além da exibição, o evento contará com um debate entre a doutora em História pela UFF e filha de Olga Benário e Luiz Carlos Prestes, Anita Leocadia Prestes, e o jornalista e escritor da trilogia Getúlio, Lira Neto. A discussão terá a mediação da pós-doutoranda em Direito na Uerj Clarissa Pires de Almeida Naback.


O encontro oferecerá quatro horas complementares de estágio para os estudantes que participarem. O Plenário Evandro Lins e Silva fica na Avenida Marechal Câmara, 150, 4º andar.


FONTEOABRJ





Livro escrito pela historiadora Anita Prestes reúne material inédito encontrada no arquivo da Gestapo, a polícia secreta nazista, de mais de dois mil documentos sobre sua mãe, a comunista revolucionária Olga Benario Prestes.

Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo

autor: Anita Leocadia Prestes

orelha: Fernando Morais

selo: Boitempo

páginas:144

publicação: 2017



sexta-feira, 7 de abril de 2023

O marxismo de Luiz Carlos Prestes

Verbete "O marxismo de Luiz Carlos Prestes", escrito pela historiadora Anita Prestes, com edição de texto de Yuri Martins-Fontes e Solange Struwka, este artigo foi originalmente publicado, no dia 22 de março de 2023, no portal do Núcleo Práxis-USP, sendo um dos verbetes que compõe o Dicionário Marxismo na América, obra coletiva coordenada por esta organização.

O marxismo de Luiz Carlos Prestes

Por Anita Leocadia Prestes*

Líder revolucionário e dirigente do Partido Comunista Brasileiro, participou de eventos históricos que marcaram o país (Tenentismo, Aliança Nacional Libertadora), legando importantes contribuições para a compreensão da Revolução Brasileira

♦ Leia o verbete publicado no portal do Núcleo Práxis-USP: https://nucleopraxisusp.org/2023/03/22/o-sobre-marxismo-de-luiz-carlos-prestes/

♦ Baixe o texto (PDF): https://nucleopraxisusp.files.wordpress.com/2023/04/6-1o-prestes-lc-anita-prestes-1.pdf

Sobre o Dicionário Marxismo na Américahttps://nucleopraxisusp.org/dicionario-marxismo-na-america/



domingo, 2 de abril de 2023

Live "El Caballero de la Esperanza, Vida de Luís Carlos Prestes”, un libro de Jorge Amado

El Teoría, Programa de Ideología del PCM [Partido Comunista de México ☭], presentará, el 5 de abril de 2023, miércules, un live con Anita Prestes e Ivan Pinheiro hablando sobre el libro "El Caballero de la Esperanza, Vida de Luís Carlos Prestes”, a cargo del escritor brasileño Jorge Amado (1912-2001), que es reeditado por el editorial Fondo de Cultura Económica.

Transmisión en vivo en YouTube por el canal del Partido Comunista: 

https://www.youtube.com/watch?v=s6FRAxhk4h4


En “El Caballero de la Esperanza, Vida de Luís Carlos Prestes”, el autor de “Doña Flor y sus dos maridos” sigue el recorrido del político comunista encarcelado por Getúlio Vargas. A su mujer, alemana, ese gobierno brasileño la devolvió a los nazis, que la mataron en la cámara de gas.



Los interesados en la historia de Brasil que conozcan el papel destacado de Luís Carlos Prestes en las luchas populares del siglo xx encontrarán en El Caballero de la Esperanza. Vida de Luís Carlos Prestes una obra indispensable. Situado entre el relato político y la biografía novelada, este libro presenta diversos hechos del periodo de 1856 a 1941, sin embargo, el principal evento que sirve de telón de fondo es la legendaria Columna Prestes: una marcha de veinticinco mil kilómetros, realizada por más de mil hombres, entre 1925 y 1927, que cruzó varios estados brasileños para denunciar la explotación de los más pobres, exigir el voto secreto, la obligatoriedad y la gratuidad de la enseñanza y la nacionalización de las industrias fundamentales. Esta obra es un homenaje a Prestes, un brasileño notable, figura convertida en leyenda y símbolo, en Brasil y más allá de sus fronteras.


Editorial: Fondo de Cultura Económica

Colección: Colección popular

Formato: Rustica, 21 x 14 cm

Páginas: 384

Primera edición: 2022

Temas: Biografías / Testimonios

Fondo de Cultura Económica: https://fce.com.ar/tienda/biografia/el-caballero-de-la-esperanza/