quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Live com a historiadora Anita Prestes falando sobre a Coluna Prestes

Live Preparatória para a 1ª Marcha e Acampamento da Coluna Invicta.

Dia 03/01/2022, às 19:30, quando se celebra os 124 anos de nascimenmto de Luiz Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança.

Transmissão atravésa da Fanpage Canal Caminhos Revolucionários.

 (https://www.facebook.com/caminhosrevolucionarios)



segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

América Latina, experiências socialistas e educação

Uma nova edição foi publicada de Germinal: marxismo e educação em debate 





Em um dos ensaios que compõe sua Defensa del marxismo(1929), José Carlos Mariátegui (1988) diz em certo momento: “enquanto o capitalismo não tiver sido destruído definitivamente, o cânone de Marx segue sendo válido”. Não por acaso este cânone e a tradiçãodaí derivada se enraizou –e segue presente –de  diferentes  formas  por  todo  o  mundo,  e  na  América  Latina  e  Caribe  deixou  uma  gama  profunda  de história, com suas expressões, mais ou menos unitárias e coerentes, em termos teóricos e políticos. Analisar essahistória  é  tarefa  fundamental  para  a  compreensão  transformadora  da  realidade  atual,  sobretudo  se consideramos o eurocentrismo, com suas fortes influências sobre o pensamento crítico no Brasil, e também se pensamos que mesmo dentro da tradição marxista aberta às experiências de luta em Nuestra América ainda falta muito a conhecer. Este número da Germinal busca contribuir um pouco neste sentido, trazendo textos que articulam a educação com a América Latina e Caribe e suas experiências socialistas. [trecho do Editorial]

Link para acessar a revista:

https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/2075


Índice

Editorial

América Latina, experiências socialistas e educação

Fernando Correa Prado, Giselle Modé Magalhães, Mario Mariano Ruiz Cardoso, Hélio da Silva Messeder Neto

1-5

Entrevista

Paulo Freire, alfabetização e lutas sociais na América Latina

Micaela Ovelar, Catherine Murphy

6-13

Debate

Partido Comunista da Venezuela (PCV): a confluência Bolívar-Marx e a revolução bolivariana

Túlio C.D. Lopes

14-29

O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947

Marta Loula Dourado Viana

30-53

O espectro de Mariátegui: história, presente e horizonte

João Rafael Chió Serra Carvalho

54-65

Violência e a práxis da psicologia: contribuições de Ignácio Martín-Baró

Mariana Lins e Silva Costa, Prof.ª Dr.ª Sonia Shima

66-86

O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular

Thiago Matias de Sousa Araújo, Amarílio Ferreira Júnior

87-108

O internacionalismo como prática pedagógica na Escola Nacional Florestan Fernandes

Fábio Tomaz Ferreira da Silva, Rosana Cebalho Fernandes

109-124

Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?

Lia Pinheiro Barbosa

125-143

Paulo Freire y la revolución cubana: paralelos y confluencias. La contribución que precisamos

Felipe de J. Pérez Cruz

144-169

Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos

Dermeval Saviani

170-176

Artigos

Os métodos de investigação e exposição em Marx e a pesquisa no campo educacional

Hedgard Rodrigues Silva, Jorge Fernando Hermida

177-195

Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848

José Salvador Almeida, FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA

196-209

Escola Única do Trabalho: a interpretação soviética de uma educação marxista

Diego Becker

210-219

Estado regulador e mercado educador: raízes burguesas da mercantilização da educação

Naara Queiroz de Melo, Melânia Mendonça Rodrigues

220-237

A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista

Paulo Henrique de Vasconcelos, Maria Cristina dos Santos

238-258

A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo

Danielle do Nascimento Rezera, Walson Lopes

259-274

As propostas "bolsolavistas" para a educação brasileira

Lucas Carneiro Costa, Caroline Duailibi Felício, Francis Dávila Souza Costa, Débora Rezende do Carmo Azevedo

275-305

Mulher, escolarização e tendências em curso

Ana Cristina Furtado Pereira, Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Priscila Semzezem

306-323

A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019

Marcos Natali, Márcia Morschbacher

324-337

Marx e o pensamento invertido: sobre a questão da contingência política

Henrique Coelho

338-355

Filosofia de direita no Brasil durante o período entre ditaduras: o Instituto Brasileiro de Filosofia e o pensamento de Miguel Reale (1949-1964)

Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves

356-371

Extensão universitária e Terceira Via: a “solidariedade” como ideologia

Raphael Carmesin Gomes, Damião Bezerra Oliveira

372-384

Clássico

O intelectual e o trabalhador

Manuel González Prada; Adriano Nascimento

385-390

América Latina: 200 anos de fatalidade

Bolívar Echeverría; Thays Fidelis

391-397

Paulo Freire em Cuba

Paulo Freire, Esther Pérez, Fernando Martínez Heredia

398-411

Resenhas

Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]

Nelma Bernardes Vieira

412-415

Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]

Maria de Fátima Rodrigues Pereira

416-419

Por uma educação crítica e participativa [Frei Betto]

Mike Ceriani de Oliveira Gomes

420-425

A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da História [Lucelma Braga]

Marcia Salete Wisniewski Schaly, Anita Helena Schlesener

426-430

domingo, 26 de dezembro de 2021

“La escuela debe enseñar a pensar”

Texto de 1964 de Evald Iliénkov, filósofo soviético, sobre la escuela. El texto argumenta que la inteligencia, lejos de ser el don de unos pocos, es producto de la asimilación activa de la cultura intelectual de la época. 

“La escuela debe enseñar a pensar”

 Por Evald Vasilievich Iliénkov

De esto a nadie le cabe la menor duda. Mucho más, cada pedagogo dirá: ¿cada uno puede responder qué significa esto? ¿Qué significa pensar y qué es el pensamiento? La pregunta está lejos de ser sencilla y, en determinado sentido, es capciosa.

Con mucha frecuencia confundimos el desarrollo de la capacidad de pensar y el proceso de adquisición de los conocimientos establecidos por los programas. Y estos dos procesos, sin embargo, no coinciden automáticamente, aunque son imposibles uno sin el otro. “El mucho saber no enseña inteligencia”. Esta idea, expresada hace más de dos milenios, por el sabio Heráclito de Éfeso, no ha envejecido hoy día.

La inteligencia o la capacidad, la habilidad de pensar, el “mucho conocimiento” por sí mismo, en la realidad no la enseña. ¿Y qué es lo que enseña? ¿Y, en general, se puede enseñar la inteligencia, aprenderla?

Está lejos de carecer de fundamento la opinión de acuerdo con la cual la inteligencia, la capacidad de pensar, el “talento” viene de “Dios” y en una terminología más ilustrada “de la Naturaleza”; del padre y la madre. En realidad, ¿se puede inculcar en el hombre la inteligencia en forma de sistema de reglas exactamente elaboradas, de esquemas, de operaciones; resumiendo: en forma de lógica?

Hay que reconocer que no se puede. Es conocido que las mejores reglas y recetas, cuando caen en una cabeza tonta, no hacen a esta cabeza más inteligente, en cambio, ellas de transforman en un absurdo.

El filósofo Immanuel Kant escribió que “La escuela puede sólo dar un razonamiento limitado, algo así como meter en él todas las reglas logradas por la comprensión ajena, pero la capacidad de utilizarlas correctamente debe pertenecer al propio educando y en caso de carencia de este don natural ninguna regla puede asegurar su correcta utilización. La insuficiencia de la capacidad de juicio es propiamente aquello que llaman tontería; contra esta insuficiencia no hay medicina”. Aparentemente justo. Lenin, muy compasivamente, como “gracioso”, citó el planteamiento de Hegel acerca del “prejuicio” de que la lógica enseña a pensar: “esto se parece a si dijeran que gracias al estudio de la anatomía y la fisiología nosotros aprendemos por primera vez a digerir el alimento y a movernos.”

Pero, ¿cómo hacer en este caso con el llamamiento publicado en calidad de título del artículo? ¿No demuestra el propio autor que realizar esta consigna es imposible, que la inteligencia es un “don natural” y no una habilidad adquirida?

Esto no es así. Es cierto que la capacidad, la habilidad de pensar es imposible “meterla”, convertirla en una suma de reglas, de recetas; como se dice ahora: de algoritmos se puede “meter” en su cabeza sólo una inteligencia de una computadora, pero no la inteligencia de un matemático.

Las consideraciones expuestas al comienzo del artículo, con todo, no agotan la posición del filósofo idealista Kant en relación con la inteligencia, mucho menos la posición materialista. Es falso que la inteligencia sea un “don natural”. El hombre sólo le debe a la naturaleza el cerebro, el órgano del pensamiento: la capacidad de pensar con ayuda de este cerebro, no solo se desarrolla, se perfecciona, sino que surge sólo junto con el contacto del hombre con la cultura general de la humanidad, con los conocimientos, como la capacidad de andar en dos pies que el hombre no posee de la naturaleza. Esta es una habilidad como todas las capacidades humanas restantes. Cierto que el andar erguido es fácil de enseñar por cualquier madre, pero utilizar el cerebro para pensar no sabe enseñarlo cada pedagogo profesional, aunque éste tiene un conjunto de ayudantes: al pensamiento del pequeño le enseña toda su vida circundante.

Las representaciones acerca del surgimiento innato, natural, de la capacidad (o incapacidad) de pensar es sólo una cortina que oculta al pedagogo intelectualmente haragán aquellas situaciones y condiciones realmente muy complejas que prácticamente despiertan y forman la inteligencia, la capacidad de pensar independientemente. Con estas representaciones justifican frecuentemente su incomprensión de tales condiciones, el poco deseo de adentrarse en ellas y tomar para sí el trabajo nada fácil de su organización.


Ensayo publicado en la revista “Educación popular”, 1964, No. 6 (suplemento)

Traducido por: Eduardo Albert.

Revisado por: Rafael Plá León.

FUENTE: Marxismo Crítico


domingo, 19 de dezembro de 2021

Histórias de Alfabetização

O terceiro ano da Revolução, 1961, foi decisivo para a história do povo cubano. Para a proclamação do caráter socialista da Revolução, a vitória de Playa Girón e outros eventos importantes foi adicionada a Campanha de Alfabetização. Em 22 de dezembro de 1961, Cuba foi proclamada Território Livre de Analfabetismo.[https://www.instagram.com/juventudrebelde.cu/]


 Histórias de Alfabetização

Em 1961, a Campanha de Alfabetização mudou o rumo da vida de quem até então não sabia ler nem escrever, mas também dos jovens que lhes mostravam a luz do saber. Seis décadas depois dessa bela façanha, compartilhamos depoimentos de seus protagonistas


Por Margaret Barrios, Hugo Garcia, Canal Dorelys Canivell, Juan Morales Aguero, Liudmila Peña Herrera, Greidy Mejia, Laura Brunet Portela

JUVENTUD REBELDE


Campanha de alfabetização. Autor: Retirado do site da Casa Editorial Verde Olivo Publicado: 18/12/2021 | 23h29


Seis décadas se passaram, mas Leôncio Cárdenas Hernández não esquece 1961. Lembra de cor porque agora olha as mãos calejadas e parece vê-las aprendendo a segurar um lápis, a domar um caderno. Não esquece porque graças à Campanha de Alfabetização conseguiu escrever, com sua própria letra, o nome de seus filhos.

Eu tinha 30 anos quando Cuba se tornou uma escola infinita. Nas áreas rurais e nas cidades, os governos da época permitiram que a ignorância crescesse. Coube então à nascente Revolução levar a luz da sabedoria aos recantos mais longínquos do país. Foi então que Iguará, uma área remota de Yaguajay, pertencente ao município de Sancti Spíritus, também foi ilustrada. Bem sabe disso este velho, que esteve muitos anos ao sol, nos canaviais.

«Quando nos disseram que íamos ter aulas à noite, não me importei com o cansaço do dia, nem com as bolhas que se formaram nas minhas mãos com a fricção do facão. Foi minha oportunidade de conhecer um pouco da vida, porque vivíamos cegos ”, conta Leôncio, de 89 anos.

Durante as noites, e divididos em grupos de até oito pessoas, eles recebiam as aulas. Vale lembrar que os professores foram muito pacientes, pois “ensinar para tanta gente do campo não foi nada fácil”.

“Tive muita dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, e a professora não parou até que eu aprendi”, diz ela. Só cheguei à sexta série, mas graças ao que aprendi pude montar minha própria firma, e perdi até o medo de me mudar para outro lugar, pois já sabia ler e manusear o dinheiro. E isso para mim não tinha preço.

Leôncio trabalhou toda a sua vida como trabalhador rural, mas seus quatro filhos estudaram e os netos tiveram a oportunidade de ir para a universidade. Por isso, o espanhol garante que «têm que ser gratos por esta Revolução porque, graças ao seu imenso trabalho, camponeses e pobres como eu se tornaram completamente livres desde a primeira vez que nos sentamos nessas carteiras».

***

Salvador Regueira Millán tinha apenas 14 anos quando participou da Campanha de Alfabetização. Seis décadas depois, ele lembra aquele feito que ensinou mais de 700.000 cubanos a ler e escrever.

Tudo aconteceu muito rápido. O ano letivo 1960-1961 terminou em abril e não em julho, para que pudéssemos trabalhar o Censo Populacional e Habitacional, antes da Campanha de Alfabetização. Depois partimos para Varadero. Lá recebemos instruções como o uso do manual, da cartilha e da lanterna chinesa ”, lembra.

A jovem Salvador estava localizada na comunidade rural de Los Sitio, no bairro Jobabo. Durante o dia lecionava na escolinha da região e à noite ia às casas mais remotas, atravessando um imenso pasto, na divisa com a província de Camagüey. Naquela época bandos de insurgentes operavam lá, mas ele desafiava resolutamente o risco, para ensinar.

“Nós, alfabetizadores, fomos orientados por um manual de onde vinham as diretrizes metodológicas”, afirma. Foi ministrado a partir de temas que marcaram o contexto cubano da época, como direito à terra e à moradia, cooperativas, industrialização ... Foi assim que alfabetizei oito pessoas entre 40 e 50 anos ».

Em 2 de dezembro de 1961, The Sites foi declarado Território livre de analfabetismo. Naquele dia houve uma festa de despedida no bairro, na qual, além disso, foi comemorado o aniversário de Salvador. Lá ensinou não só a ler e escrever, mas também a apreciar a arte e a praticar esportes, organizando grupos de teatro e cartazes de boxe com luvas que lhe foram entregues. Ao relembrar a Campanha de Alfabetização, esse professor de longa data, de cerca de 74 anos, suspira de satisfação, pois um vestígio dele sobreviveu em Los Sitio.

***

«Tive uma experiência muito difícil porque a família de um dos rebeldes de Escambray vivia na casa onde fui alfabetizada. Chamavam-no de El Duque ”, diz Alberto Solís Sotolongo, integrante da Brigada Conrado Benítez.

Alberto diz que “um dia chegou um dos filhos do casal. Percebi que eles estavam discutindo, mas não me importei. Naquela noite ele até dormiu em uma rede ao lado da minha. De manhã fui ao rio com um dos filhos da casa e depois ele me disse que o irmão dele era um criado, e que os pais dele tiveram uma discussão muito forte com ele, porque ele disse que eu era “comunista professor" ".

A jovem alfabetizadora foi ao posto da milícia e contou o que estava acontecendo. Disseram-lhe para continuar com o trabalho, mas recomendaram que fosse dormir no posto da milícia à noite.

«Era uma quinta que chamavam de La Mula, em Güinía de Miranda, Villa Clara. Os camponeses eram muito pobres, viviam em cabanas de guano, em péssimas condições e faziam as suas necessidades nas plantações de banana. Por isso, os seis brigadistas da zona, além de os ensinarmos a ler e a escrever, fizemos para eles algumas casas de banho ”, lembra.

O pai de Alberto Solís Sotolongo foi morto no ataque a vapor de La Coubre. Essa foi uma das circunstâncias que o motivaram a “fazer algo pela Revolução. Eu tinha 15 anos e nunca tinha estado no campo, porque nasci em Havana. Às vezes eu ouço gente falando do campo hoje, e eles não sabem: isso era pobreza! Ele garante. Embora a Revolução tivesse triunfado, na fazenda havia um prefeito que maltratava os Guajiros ».

A coragem demonstrada por aquele adolescente não foi pequena, principalmente por ter sido exposto a duras provas, que o fizeram crescer. É assim que o lembra: «Quando ocorreu o assassinato do brigadista Manuel Ascunce Domenech e do seu aluno Pedro Lantigua, eu estava relativamente perto.

“Fidel deu ordem para retirar os brigadistas de toda aquela área e os camponeses também foram baixados para a planície. Era final de novembro e a campanha estava quase acabando. Meus alunos aprenderam. Aí me levaram para uma escola em Jíquima de Peláez, Cabaiguán, onde fizeram uma concentração de camponeses que ainda precisavam de um pouco mais de aulas ”.

Alberto garante que havia também um ambiente hostil: «Houve muitos contra-revolucionários. Uma vez tive que lutar com um homem que começou a atirar pedras na escola. Foi muito difícil, trabalhamos muito e tivemos a satisfação de voltar para casa com o dever cumprido.

***

“De todas as tarefas que realizei durante a Revolução, a mais bonita foi a alfabetização”, diz Nilda Mola Reyes. Não pude ir para o campo, porque minha mãe estava muito doente. Meus irmãos, meus primos, eram todos brigadistas. Eu tinha 17 anos e era estudante do Camagüey Institute of Second Education. Não podia ficar de braços cruzados, por isso alfabetizei três famílias da minha comunidade e tornei-me um Alfabetizador Popular ».

Nilda remonta aos primeiros anos da Revolução e lembra com carinho os nove adultos que ensinou a ler e a escrever: «De manhã ia a uma casa, a outra ao meio-dia e à noite a que faltava. Foi o dia todo dedicado a esse trabalho.

«Quando aí chegou a notícia da morte de Manuel Ascunce, todos estremecemos; Mas ninguém se intimidou e mantivemos a palavra prometida a Fidel. E quando levantaram a bandeira do Território Livre de Analfabetismo, vi tudo na televisão e senti uma grande emoção: sabia que tinha feito a minha parte para tornar realidade este grande épico.

***

A boina fica desbotada com o passar dos anos. Isabel pega-o nas mãos, acaricia-o, e vem à mente o dia em que uma amiga bordou seu nome, além das palavras Brigada Conrado Benítez, Ano da Educação, e Candelero, lugar onde juntos se alfabetizaram no Oriente.

Com apenas 14 anos de idade e a sexta série vencida, Isabel Curbelo Padrón matriculou-se em sua escola primária da República do México como Professora de Alfabetização Popular no bairro Pueblo Nuevo, na cidade de Matanzas.

«Depois dos acontecimentos com Conrado Benítez, Fidel criou as Brigadas com o nome do mestre Matanzas e não hesitei em aderir, embora os meus pais não me tenham dado o seu aval. Desde o início entendi que a Campanha de Alfabetização foi uma ideia brilhante de Fidel e que não poderíamos decepcioná-lo ”, afirma.

Candelero era um local complexo na geografia de Santiago. Lá Isabel estava com a família de Enrique Pérez e com os Musteliers. Ela garante que os ensinou a ler e escrever, e recebeu muitos ensinamentos deles:

«Conheci a vida humilde do sertanejo, aprendi a lavar à mão porque não tinha electricidade, a limpar o chão de terra da cabana, a dormir todos no mesmo quarto debaixo do tecto de guano, a passar a ferro com carvão ... de seus costumes, trabalhei a terra e fiz a colheita ao lado deles. Vivíamos juntos como se fôssemos uma grande família.

«Com os camponeses aprendi muitas coisas úteis e organizei mais a minha vida. Nas segundas-feiras lavávamos, nas terças as roupas engomavam, nas quartas só passavam a ferro e, por superstição, naquele dia não me deixaram dar aula porque disseram que eu ficaria pasmo com o calor que meu corpo havia causado pelo o ferro e o carvão ».

Isabel lembra das tardes e noites de aulas, em que eram iluminadas com lâmpadas de carboneto. Por isso, e como gesto de solidariedade, ou talvez na esperança de que ele nunca a esquecesse, a jovem deixou-lhes a lanterna de alfabetizadora ao terminar a missão, após sete meses sem ir a Matanzas.

«Aquelas pessoas estavam a zero, nem sabiam escrever nem identificar uma vogal simples. Nunca me passou pela cabeça sair e deixar a meio caminho a minha tarefa, porque estava acompanhada pela convicção de cumprir a Revolução e Fidel. Ainda fico sem fôlego para pensar nesses momentos, porque fizemos algo grande pelo nosso país e, o principal, entregamos ”, afirma.

***

Lali examina seus dias como professora de alfabetização. “Foram tempos muito difíceis, mas muito bonitos ao mesmo tempo”, diz ele. Eu tinha 14 anos e tinha um emprego, porque nem todas as pessoas que tinham que estudar queriam. Alguns me olharam incrédulos, sem pensar que aquela loira de olhos azuis poderia ensiná-los a ler e escrever. No entanto, eles me respeitaram e cuidaram de mim.

Eulália Lucía Martín Recio, Lali, tem 75 anos e fala com muito orgulho da sua vida de alfabetizadora: «Quando Fidel fez o telefonema disse que queria ser alfabetizada. Meus pais não quiseram porque eu era menina, mas me impus. Fui a Nuevitas, a um lugar chamado Loma del Gato, e alfabetizei 11 pessoas. Naquela época eu morava na Flórida, Camagüey. Então o amor me fez vir a Pinar del Río e aqui fundei minha família ».

Ela tem intermináveis ​​anedotas do ano de 61, como aquela noite, quando acabava de chegar ao morro, em que teve que dormir a céu aberto, porque a dona da casa que a acolhia colocou sua cama no quintal, bom ela não queria que outra mulher dormisse sob o mesmo teto que seu marido.

A paixão da menina pela docência era tão grande que ela completou 15 anos na frente da sala de aula e chegou até tarde para sua própria festa: «Minha família na Flórida estava preparando uma festa para mim com todos os meus amigos e eu, no meio da noite alfabetização. Minha irmã foi me procurar.

«Foi uma viagem muito longa. Cheguei no meio da festa, as pessoas estavam comendo e bebendo. A festa terminou muito tarde e de madrugada fiz com que a minha irmã, dez anos mais velha que eu e sempre muito vivaz, voltasse a Nuevitas ”, conta.

Muitas foram as experiências daquela menina antes de atingir seu objetivo: as 11 cartas que confirmaram o aprendizado de seus alunos. Lali lembra a viagem daqueles vagões até Havana em que, segundo ela, as pessoas cantavam alto, pela alegria de ter cumprido o dever. A lembrança a leva de volta à Plaza de la Revolución, onde se vê com seus companheiros daquela bela façanha educativa, gritando com todas as suas forças: "Fidel, Fidel, diga-nos o que mais temos que fazer!"



FONTE: Juventud Rebelde




sábado, 18 de dezembro de 2021

Principais trechos da entrevista da historiadora Anita Prestes ao TUTAMÉIA

Clique no link abaixo para ler os principais trechos da entrevista concedida pela historiadora Anita Prestes. Na matéria, elaborada Eleonora de Lucena e Rodolfo Lucena, destacam-se: as refleões de Anita sobre os 30 anos do fim da União Soviética e a conjuntura internacional atual (a possibilidade de um conflito na Ucrânia e da aliança entre China e Rússia); as análises sobre o panorama político brasileiro e os desafios para os comunistas e para os partidos que se declaram de esquerda (pressão imperialista sobre Lula e organização popular); os 100 anos da fundação do Partido Comunista Brasileiro e do movimento tenentista (em 2022); a trajetória e o legado de Prestes.


LINK da matéria do TUTAMÉIA:

https://tutameia.jor.br/crise-capitalista-e-fim-da-urss-explicam-avanco-do-autoritarismo-no-mundo-diz-anita-prestes/#



sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Lançamento de novo E-book gratuito: RACISMO, ETNIA E LUTAS DE CLASSES NO DEBATE MARXISTA

E-book publicado por marxismo21. Organizadores: Danilo Enrico Martuscelli e Jair Batista da Silva.

São publicados 23 artigos que analisam, a partir da teoria marxista, a questão étnico-racial e sua relação com as lutas de classes. 

ACESSE NO LINK ABAIXO:

https://marxismo21.org/racismo-etnia-e-luta-de-classes-no-debate-marxista/

Racismo, etnia e lutas de classes no debate marxista [livro eletrônico] / organização Danilo Enrico Martuscelli, Jair Batista da Silva. -- Chapecó, SC: Ed. dos Autores, 2021. -- (Coleção marxismo21). PDF.




segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

TUTAMÉIA entrevista Anita Prestes

Historiadora fala sobre a situação do país, os trinta anos do fim da União Soviética e a conjuntura internacional.

Quinta-feira, dia 16/12, às 19h.

Transmissão ao vivo: 

https://www.youtube.com/watch?v=8op4kkV_c_w






domingo, 12 de dezembro de 2021

Monarco canta o samba de Paulo da Portela em homenagem a Luiz Carlos Prestes [Vídeo]

Em 2010, durante evento no prédio da reitoria da UFRJ, marcando os 20 anos do falecimento de Luiz Carlos Prestes, Mestre Monarco (1933-2021) canta o samba de Paulo da Portela em homenagem a Luiz Carlos Prestes.

Fica aqui a homenagem do blog Prestes A Ressurgir à memória de Mestre Monarco, baluarte do samba, membro da Velha Guarda e presidente de honra da Portela, que faleceu neste sábado, 11/12/2021, aos 88 anos. 



Cavaleiro da esperança (*)

Paulo Benjamim de Oliveira (Paulo da Portela)


 Prestes, Cavaleiro da Esperança

 Foi o homem que pelo povo relutou

 Seu nome foi disputado dentro das urnas

 Oh! Carlos Prestes

 Foi bem merecida a cadeira de senador

 És o cavaleiro que sonhamos

 De ti tudo esperamos

 Com todo amor febril

 Para amenizar nossas dores

 E levar bem alto as cores

 Da bandeira do Brasil


(*) O samba foi composto para a Escola de Samba Lira do Amor, fez uma emocionante homenagem ao então senador da República Luiz Carlos Prestes, do Partido Comunista Brasileiro. Organizado pela União Geral das Escolas de Samba em prol da chamada Imprensa Popular (do jornal comunista Tribuna Popular), o desfile de escolas de samba, que reuniu cerca de 100 mil pessoas, realizou-se no dia 15 de novembro de 1946, no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Participaram as seguintes escolas de samba: Unidos de Irajá, Irmãos Unidos de Irajá, Flor de Lins, Prazer da Serrinha, Unidos de Morro Azul, Paraíso das Morenas, Império da Mocidade, Filhos do Deserto, Unidos do Castelo, Irmãos Unidos do Catete, Lira do Amor, Paz e Amor, Fique Firme, Cada Ano Sai Melhor, Corações Unidos de Jacarepaguá, Unidos da Capela, Últimos a Chegar, Unidos de Cabuçu, Unidos de Vila Rica, Império da Tijuca e Vai se Qiser.

Segundo matéria do Tribuna Popular (16/11/1946, p. 8), "foi um espetáculo magnífico que jamais será esquecido pelos cariocas". E mais, "Paulo da Portela e Mário Lago, os dois grandes compositores populares, vivamente emocionados, diziam: 'Isto é uma coisa formidável! Isto é o povo sambando com o coração! É o povo que sabe que já tem uma imprensa popular para dizer a verdade tão necessária!'".

A referida reportagem deu destaque a "uma das Escolas de Samba mais entusiasticamente aplaudidas", a Lira do Amor. De acordo com o Tribuna Popular,  "a turma de Paulo da Portela", com seus tamborins mágicos e cuícas vibrando, "surgiu defronte ao palanque da comissão julgadora, cantando um lindo samba. 

Na narrativa jornalística, "a música das cuícas e dos tamborins e as vozes das Pastoras da 'Lira do Amor' foram abafadas por uma prolongada tempestade de aplausos". Emocionado, o "Senador do Povo", levantando os braços,  saudou, fraternalmente, a rapaziada da Lira do Amor.

"PAULO DA PORTELA ABRAÇA O SENADOR DO POVO"

Ainda segundo o jornal Tribuna Popular, "poucos minutos antes da 'Lira do amor' desfilar, Paulo da Portela, o famoso compositor popular que todo o Rio conhece, o Paulo da Portela dos grandes carnavais cariocas do passado, subiu ao palanque para dar um abraço em seu nome e no da sua Escola ao Senador Luiz Carlos Prestes. Foi um momento de grande emoção para todos os presentes. O Senador mais votado da República, retribuiu o abraço de Paulo da Portela com um outro bem forte."


SALVE O SAMBA!!! SALVE PAULO DA PORTELA!!! SALVE LUIZ CARLOS PRESTES!!! SALVE MESTRE MONARCO!!! SALVE O POVO BRASILEIRO!!!

Hildemar Diniz, o Monarco (1933-2021).


sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dossiê "Centenário da Escola Regional de Meriti" (1921-2021)

Uma nova edição foi publicada da Revista Linhas: v. 22 n. 50 (2021)

Link: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/issue/view/861



Apresentação

Ana Chrystina Mignot, Amália Dias

Dossiê

♦ Razões para comemorar: o legado das festas de aniversário da centenária Escola Regional de Merity

Ana Chrystina Venancio Mignot

♦ Grande Sertão Baixada e as veredas da historiografia da educação local

Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, Angélica Borges, Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro

LINK: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20799/13752

♦ A Escola Regional de Meriti e os debates de política educacional constitutivos da Associação Brasileira de Educação nos anos 1920

Marta Maria Chagas de Carvalho

♦ A experiência de Armanda Álvaro Alberto na Comissão de Censura Cinematográfica

Ana Gabriela Saba

♦ A experiência educacional e sanitária da Escola Regional de Meriti: modernização e regionalismo num sertão próximo à Capital (1921-1932)

Julio Cesar Paixão Santos

♦ A Regional e os trabalhos manuais: O entalhe como ofício e a criação como profissão

Vilma Corrêa Amancio da Silva, Claudia Alves

♦ Entre correspondências e documentos: a Escola Regional de Meriti como modelo para a criação de novas instituições educacionais

Caruanã Guatara Oliveira Frescurato, Fernando César Ferreira Gouvêa

♦ Sarau Janelas Floridas: (re)existências na educação e na arte

Luciana Pires Alves, Vanusa Rodrigues da Silva


domingo, 5 de dezembro de 2021

[Download GRATUITO] Da Filosofia à História da Educação: textos de José Luís Sanfelice

Livro composto com textos produzidos e publicados por José Luís Sanfelice (1949-2021), ao longo de suatrajetória acadêmica e intelectual.

Lidiany Cristina de Oliveira Chianello; Sônia Aparecida Siquelli [Orgs.]. Da Filosofia à História da Educação: textos de José Luís Sanfelice. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. 467p.

Organização e Apresentação: Lidiany Cristina de Oliveira Chianello e Sônia Aparecida Siquelli

Prefácio: Antonio Joaquim Severino

Textos selecionados por: José Luís Sanfelice

Sanfelice já é certamente bem conhecido por todos que se preocupam com a problemática educacional do país; por isso, não precisa de maiores apresentações, dadas a sua presença nos mais diversos rincões deste país, a repercussão de suas atuações na gestão da educação bem como a divulgação de seus múltiplos escritos. No entanto, este livro, além de dar acesso a uma visão orgânica do conjunto de seu pensamento, traz em sua abertura,  várias de suas substantivas entrevistas, mediante as quais os leitores, sobretudo aqueles das gerações mais novas, poderão conhecer, de forma mais densa, não só sua trajetória pessoal, com destaque para sua militância política, com seu intrépido compromisso com as causas da educação pública, da liberdade e da luta pela emancipação da sociedade brasileira, mas também o retrato fiel da realidade social e política desta sociedade. A consistência e a coerência na defesa de suas ideias testemunham a continuidade desse seu engajamento teórico e prático.

[Trecho do prefácio do livro, por Antonio Joaquim Severino.]

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