Germinal: Marxismo e Educação em Debate
GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate é uma publicação do Grupo de
Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) em
conjunto com os grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e
Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL).
Visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita
colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material
espontaneamente enviado ao Comitê Editorial. As colaborações devem ser enviadas
pelo Sistema de Editoração de Revistas (SEER/IBICT). Indexada em
LATINIDEX; DOAJ; RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal);
journals.vaggi.org; Latindex; Genamics JournalSeek
v. 3, n. 2 (2011)
Sumário
História, Trabalho e Educação | |
Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 1-3 |
Debate
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: COMENTÁRIO SOBRE AS CONTROVÉRSIAS INTERNAS AO CAMPO MARXISTA | |
Dermeval Saviani | 4-14 |
Artigos
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | |
Manoel Nelito Nascimento | 15-25 |
A CLASSE TRABALHADORA, O SURGIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E A EDUCAÇÃO | |
José Paulino Orso | 26-35 |
MARXISMO, CAMPO E EDUCAÇÃO | |
Luiz Bezerra Neto, Jaqueline Daniela Basso | 36-45 |
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SUAS MEDIAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE NOS DIFERENTES MODOS DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA | |
Denize Cristina Kaminski Ferreira | 46-57 |
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CAPITALISTA E DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS 1990 | |
Luciane Francielli Maroneze, Angela Mara de Barros Lara | 58-70 |
A TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS EQUÍVOCOS DA IDENTIDADE ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE. | PDF () PDF () PDF |
Cláudio Félix dos Santos, Marta Loula Dourado Viana | 71-80 |
Apropriação estratégica e ideológica do fluxo ascendente da mobilidade social na motivação profissional: uma dimensão de cooptação dos trabalhadores. | PDF PDF () |
Rodrigo Moreira Vieira | 81-92 |
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica | |
Joao Junior Bonfim Joia Pereira, Fatima Aparecida de Souza Francioli | 93-101 |
Entrevista
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
Edmundo Fernandes Dias | 102-108 |
Clássicos
MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO | |
Roger Dangeville | 109-134 |
Resenhas
Franz Kafka (1883-1924): entre a rebeldia e a insubmissão | PDF () PDF |
Diogo da Silva Roiz | 135-137 |
A prática pedagógica Histórico-Críitca | |
Flávio Dantas Melo | 138-142 |
Teses e Dissertaçoes: Resumos
Crítica à Teoria Pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. | |
William Lordelo | 143 |
CRÍTICA À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: TESES E ANTÍTESES SOBRE A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES NO INÍCIO DO SÉCULO XXI | PDF () PDF |
Joelma de Oliveira Albuquerque | 144 |
CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS TESES (1987-2010) | |
Carolina Nozella Gama | 145 |
PUBLICIZAÇÃO/PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARANÁ: GESTÃO REQUIÃO (2003-2010). | |
Valdete Aparecida Veiga Moraes | 146 |
Expediente
HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO | |
Germinal:
Marxismo e Educação em Debate
email: revistagerminal@yahoo.com.br
ISSN
2175-5604
Nenhum comentário:
Postar um comentário