quinta-feira, 28 de junho de 2012

História, Trabalho e Educação



Germinal: Marxismo e Educação em Debate

GERMINAL: Marxismo e Educação em Debate é uma publicação do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) em conjunto com os grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL). Visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo. Aceita colaboração, reservando-se o direito de publicar ou não o material espontaneamente enviado ao Comitê Editorial. As colaborações devem ser enviadas pelo Sistema de Editoração de Revistas (SEER/IBICT). Indexada em LATINIDEX; DOAJ; RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal); journals.vaggi.org; Latindex; Genamics JournalSeek

v. 3, n. 2 (2011)

Sumário

História, Trabalho e Educação PDF
Elza Margarida de Mendonça Peixoto 1-3

Debate

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: COMENTÁRIO SOBRE AS CONTROVÉRSIAS INTERNAS AO CAMPO MARXISTA PDF
Dermeval Saviani 4-14

Artigos

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO NO BRASIL: OS PRIMÓRDIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PDF
Manoel Nelito Nascimento 15-25
A CLASSE TRABALHADORA, O SURGIMENTO DA CONSCIÊNCIA DE CLASSE E A EDUCAÇÃO PDF
José Paulino Orso 26-35
MARXISMO, CAMPO E EDUCAÇÃO PDF
Luiz Bezerra Neto, Jaqueline Daniela Basso 36-45
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SUAS MEDIAÇÕES AO LONGO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE NOS DIFERENTES MODOS DE PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA PDF
Denize Cristina Kaminski Ferreira 46-57
A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DA REORGANIZAÇÃO CAPITALISTA E DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL BRASILEIRA PÓS 1990 PDF
Luciane Francielli Maroneze, Angela Mara de Barros Lara 58-70
A TEORIA DO PROFESSOR REFLEXIVO E OS EQUÍVOCOS DA IDENTIDADE ENTRE ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOCENTE. PDF () PDF () PDF
Cláudio Félix dos Santos, Marta Loula Dourado Viana 71-80
Apropriação estratégica e ideológica do fluxo ascendente da mobilidade social na motivação profissional: uma dimensão de cooptação dos trabalhadores. PDF PDF ()
Rodrigo Moreira Vieira 81-92
MATERIALISMO HÍSTÓRICO-DIALÉTICO: Contribuições para a teoria Histórico-Cultural e a Pedagogia Histórico-Crítica PDF
Joao Junior Bonfim Joia Pereira, Fatima Aparecida de Souza Francioli 93-101

Entrevista

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO PDF
Edmundo Fernandes Dias 102-108

Clássicos

MARX e ENGELS: CRÍTICA DA EDUCAÇÃO E DO ENSINO PDF
Roger Dangeville 109-134

Resenhas

Franz Kafka (1883-1924): entre a rebeldia e a insubmissão PDF () PDF
Diogo da Silva Roiz 135-137
A prática pedagógica Histórico-Críitca PDF
Flávio Dantas Melo 138-142

Teses e Dissertaçoes: Resumos

Crítica à Teoria Pedagógica da Educação Física: para além da formação unilateral. PDF
William Lordelo 143
CRÍTICA À PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL: TESES E ANTÍTESES SOBRE A EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES NO INÍCIO DO SÉCULO XXI PDF () PDF
Joelma de Oliveira Albuquerque 144
CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CURRÍCULO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS TESES (1987-2010) PDF
Carolina Nozella Gama 145
PUBLICIZAÇÃO/PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARANÁ: GESTÃO REQUIÃO (2003-2010). PDF
Valdete Aparecida Veiga Moraes 146

Expediente

HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO PDF
 


Germinal: Marxismo e Educação em Debate
ISSN 2175-5604

Nenhum comentário:

Postar um comentário