segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Estado, Identidade e Educação: cento e cinquenta anos de resistências e lutas em Cuba

Texto de Maria do Carmo Luiz Caldas Leite e Camilo Onoda Luiz Caldas, publicado na Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas, v.13, n.3, 2019.

Para quem vai a Cuba e/ou quer conhecer um pouco da história, cultura e educação na Ilha.

A historiografia cubana atribui grande importância à longa tradição de lutas anticoloniais, que culminaram com os feitos de 1° de janeiro de 1959, quando triunfou o processo revolucionário. [...] Essa longa trajetória começou em 1511, segundo distintos historiadores, quando o cacique Hatuey se alçou em armas contra a dominação espanhola. Outros se reportam à revolta dos afrocubanos comandados pela escrava Carlota, que ainda viva, amarrada a quatro cavalos, morreu por esquartejamento, no ano de 1844. Mas a revolução cubana começou depois da fuga de Fulgencio Batista? Ou teve início em 26 de julho de 1953, quando do assalto ao Quartel Moncada em Santiago? Ou ainda nos vários levantes da primeira metade do século XX, as revoluções inacabadas, que não atingiram seus objetivos, mas contribuíram para a composição da identidade dos cubanos?

Na  perspectiva  do  presente  exercício  reflexivo,  a  revolução  cubana  teve  início  na madrugada  de  10  de  outubro  de  1868,  quando  o  advogado  Carlos  Manoel  de  Céspedes, nascido  em  Bayamo,  convocou  seus  escravos  libertos  à  luta.  Há  uma  inegável  tradição  de resistência  em  Cuba,  que  nasceu  das  revoltas  contra  a  escravidão,  tomou  corpo  nas  guerras pela independência, enraizou-se nos movimentos contra as intervenções estrangeiras na Ilha e veio ao encontro do movimento vitorioso em 1959.

 

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Veja também a edição completa da revista, cuja temática foi "Os 60 anos da Revolução Cubana e a América Latina: logros, desafios e dilemas"

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