Evento realizado em 13/09/2011, no IFCS/UFRJ.
Merecido tributo à figura deste grande revolucionário e herói do povo brasileiro, GREGÓRIO BEZERRA.
Elina Pessanha coordenou a mesa de debate com sua simpatia e sensibilidade peculiares.
Anita Prestes apresentou de maneira sucinta a biografia do homenageado, destacando sua convicção comunista e sua autonomia de pensamento, sua ligação permanente com as massas populares e a firmeza de seu caráter. Impossível não se emocionar com a história de vida de Gregório Bezerra. Admirável, um exemplo de luta para as gerações mais jovens.
Joba Alves falou do legado de Gregório Bezerra para a luta empreendida pelo MST. Destacou o trabalho desenvolvido por Gregório na organização dos trabalhadores rurais pernambucanos, em especial a greve de 1963, que paralizou as usinas de açúcar do estado, cerca de 200 mil trabalhadores cruzaram os braços. Mencionou as torturas terríveis infringidas a Gregório Bezerra e sua extraordinária resistência física e moral. Impossível ficar indiferente.
Leonildes Servolo de Medeiros deu uma aula maravilhosa sobre a atuação dos comunistas no meio rural brasileiro, destacando o papel de Gregório Bezerra na organização e mobilização dos trabalhadores do campo. Uma palestra digna de louvor. Excelente.
Ivan Pinheiro prestou uma justa homenagem a Gregório Bezerra, destacando a sua militância comunista. Abordou o apoio de Gregório às posições de Luiz Carlos Prestes quando da crise que culminou no afastamento de ambos do PCB, em 1980. Afirmou que Prestes e Gregório sairam do PCB para salvá-lo, enquanto muitos ficaram para o destruírem.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário