Lançamento do livro "História da educação do Recôncavo da Guanabara à Baixada Fluminense", em conjunto com a comemoração de aniversário de 10 anos do Grupo Estudos de História da Educação Local (Ehelo) da UERJ. O livro foi organizado por Angélica Borges e Amália Dias, professoras da UERJ, e contou com a participação de 30 autores. O lançamento será dia 19/10 às 18h30 na FEBF-UERJ (Campus Caxias).
Link para o site da editora:
História da Educação do Recôncavo da Guanabara à Baixada Fluminense é uma obra destinada a reunir e divulgar os estudos sobre História da Educação deste território, sobretudo as pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa Estudos de História da Educação Local (Ehelo), fundado em 2013 na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO RECÔNCAVO DA GUANABARA À BAIXADA FLUMINENSE
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO: O EHELO E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
Amália Dias e Angélica Borges, Líder e vice-líder do grupo de pesquisa Ehelo, Professoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
PARTE I
PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS NO SÉCULO XIX: ENTRE ENGENHOS, QUILOMBOS E CAPELAS
INTRODUÇÃO: O EHELO E A PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE
Amália Dias e Angélica Borges, Líder e vice-líder do grupo de pesquisa Ehelo, Professoras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
PARTE I
PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS NO SÉCULO XIX: ENTRE ENGENHOS, QUILOMBOS E CAPELAS
1 DIFUSÃO DA ESCOLARIZAÇÃO NO RECÔNCAVO DA GUANABARA: INSTALAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA MALHA ESCOLAR PRIMÁRIA NO PERÍODO DO IMPÉRIO
Angélica Borges
2 “BENEFÍCIO INDISPENSÁVEL À CLASSE POUCO FAVORECIDA DA FORTUNA”: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DERRAMAMENTO DA INSTRUÇÃO NA VILA DE ESTRELA (1846-1889)
Beatriz Souza dos Santos
3 A INSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NO RECÔNCAVO DA GUANABARA: UMA ANÁLISE DA INSTRUÇÃO E DO MAGISTÉRIO FEMININO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ (1839-1889)
Kimberly Araujo Gomes Pereira
4 SUJEITOS, INSTITUIÇÕES E NORMAS: ASPECTOS DA ESCOLARIZAÇÃO EM IGUAÇU NO ÚLTIMO DECÊNIO DO IMPÉRIO (1879-1889)
Aline de Morais Limeira, Ana Carolina de Farias Miranda
PARTE II
PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS NO SÉCULO XX: ENTRE REORDENAÇÕES GEOPOLÍTICAS E DISPUTAS EDUCACIONAIS
5 “VISTES QUE DA VERDADE A ESCOLA É UM TEMPLO”: EDUCAÇÃO E DOUTRINA ESPÍRITA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM IGUAÇU (1930-1945)
Ana Paula da Silva Esteves
Angélica Borges
2 “BENEFÍCIO INDISPENSÁVEL À CLASSE POUCO FAVORECIDA DA FORTUNA”: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO DERRAMAMENTO DA INSTRUÇÃO NA VILA DE ESTRELA (1846-1889)
Beatriz Souza dos Santos
3 A INSTRUÇÃO DA INFÂNCIA NO RECÔNCAVO DA GUANABARA: UMA ANÁLISE DA INSTRUÇÃO E DO MAGISTÉRIO FEMININO NO MUNICÍPIO DE MAGÉ (1839-1889)
Kimberly Araujo Gomes Pereira
4 SUJEITOS, INSTITUIÇÕES E NORMAS: ASPECTOS DA ESCOLARIZAÇÃO EM IGUAÇU NO ÚLTIMO DECÊNIO DO IMPÉRIO (1879-1889)
Aline de Morais Limeira, Ana Carolina de Farias Miranda
PARTE II
PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO E PROJETOS EDUCACIONAIS NO SÉCULO XX: ENTRE REORDENAÇÕES GEOPOLÍTICAS E DISPUTAS EDUCACIONAIS
5 “VISTES QUE DA VERDADE A ESCOLA É UM TEMPLO”: EDUCAÇÃO E DOUTRINA ESPÍRITA NO ENSINO SECUNDÁRIO EM IGUAÇU (1930-1945)
Ana Paula da Silva Esteves
6 A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NAS ATAS DA CÂMARA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS (1947-1955)
Angélica de Sá de Oliveira Bauer Rodrigues
7 DUQUE DE CAXIAS, CIDADE INDUSTRIAL: PROJETOS DE EDUCAÇÃO E DISCIPLINARIZAÇÃO DE TRABALHADORES NA FÁBRICA NACIONAL DE MOTORES (1942-1970)
Maissi de Cássia Julião Alves, Angélica Borges
8 O PATRONATO SÃO BENTO E AS ESCOLAS INSTALADAS EM SEU TERRITÓRIO (1950-1969)
Márcia Spadetti Tuão da Costa
9 OS COMITÊS POPULARES DEMOCRÁTICOS NA BAIXADA FLUMINENSE (1945-1947): EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO POPULAR
Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro, Vitor da Silva Batista, Láiza Bianca Luna de Souza de Oliveira
PARTE III
PROFISSÃO DOCENTE NA BAIXADA FLUMINENSE
10 DOCÊNCIA E ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS NEGRAS (FORMAIS E INFORMAIS) DE INSERÇÃO SOCIAL NO RECÔNCAVO DA GUANABARA
Lucimar Felisberto dos Santos, Jessica Tomaz Ferreira, Angélica Borges
11 AGENTES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA ESTADUAL EM IGUAÇU: EXPERIÊNCIAS DE FUNCIONARIZAÇÃO DOCENTE NA DÉCADA DE 1890
Isabela Bolorini Jara
12 LUGARES DE MAGISTÉRIO NO CENTENÁRIO DE IGUAÇU (1933)
Amália Dias, Sara Cristina Gomes Barbosa da Silva, Mariana Hapuque Raphael da Silva,
Cristiane Gonçalves de Araújo
13 NAS PÁGINAS DE O INFANTIL: O CAPITAL SOCIAL DOCENTE EM BELFORD ROXO (1939/1940)
Kátia Maria Soares
14 FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE: PATRIMÔNIO EDUCACIONAL COMO DESAFIO
Icléa Lages de Melo, Amália Dias
PARTE IV
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
15 PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DUQUE DE CAXIAS
Cristiane Dias Nunes, Marcia Montilio Rufino, Márcia Spadetti Tuão da Costa,
Marluce Souza de Andrade, Renata Spadetti Tuão, Thays Rosalin de Araujo
16 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE NA DITADURA CIVIL-MILITAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PESQUISAS
Alzira Batalha Alcântara, Marlucia Santos de Souza
17 INSTITUTO HISTÓRICO: A FUNÇÃO EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS (2001-2008)
Eliana Santos da Silva Laurentino
18 “ENTÃO, COMO TRABALHAR A HISTÓRIA DA CIDADE, SE A HISTÓRIA DA CIDADE ESTÁ SENDO APAGADA AOS POUCOS?”: SENSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DOS JOVENS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE
Claudia Patrícia de Oliveira Costa
Lucimar Felisberto dos Santos, Jessica Tomaz Ferreira, Angélica Borges
11 AGENTES DA INSTRUÇÃO PÚBLICA ESTADUAL EM IGUAÇU: EXPERIÊNCIAS DE FUNCIONARIZAÇÃO DOCENTE NA DÉCADA DE 1890
Isabela Bolorini Jara
12 LUGARES DE MAGISTÉRIO NO CENTENÁRIO DE IGUAÇU (1933)
Amália Dias, Sara Cristina Gomes Barbosa da Silva, Mariana Hapuque Raphael da Silva,
Cristiane Gonçalves de Araújo
13 NAS PÁGINAS DE O INFANTIL: O CAPITAL SOCIAL DOCENTE EM BELFORD ROXO (1939/1940)
Kátia Maria Soares
14 FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE: PATRIMÔNIO EDUCACIONAL COMO DESAFIO
Icléa Lages de Melo, Amália Dias
PARTE IV
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
15 PELOS CAMINHOS DA HISTÓRIA ORAL: MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL EM DUQUE DE CAXIAS
Cristiane Dias Nunes, Marcia Montilio Rufino, Márcia Spadetti Tuão da Costa,
Marluce Souza de Andrade, Renata Spadetti Tuão, Thays Rosalin de Araujo
16 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA FLUMINENSE NA DITADURA CIVIL-MILITAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE PESQUISAS
Alzira Batalha Alcântara, Marlucia Santos de Souza
17 INSTITUTO HISTÓRICO: A FUNÇÃO EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO DE MEMÓRIAS NA CIDADE DE DUQUE DE CAXIAS (2001-2008)
Eliana Santos da Silva Laurentino
18 “ENTÃO, COMO TRABALHAR A HISTÓRIA DA CIDADE, SE A HISTÓRIA DA CIDADE ESTÁ SENDO APAGADA AOS POUCOS?”: SENSIBILIDADES E EXPERIÊNCIAS NO ENSINO DA HISTÓRIA LOCAL DOS JOVENS MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE
Claudia Patrícia de Oliveira Costa
SOBRE OS AUTORES
###########################
Seminário Elos do Magistério na Baixada Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário