domingo, 6 de março de 2022

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS LUTAS DE CLASSE E A EDUCAÇÃO ESCOLAR *

Texto interessante de Dermeval Saviani para contribuir nos debates e no aprofundamento  teórico, que se disponham a possibilitar  uma melhor compreensão da educação e da sociedade e contribuir para a superação do atual estado de coisas e da  educação,  bem  como produzir uma  nova  humanidade,  uma  humanidade  efetivamente  emancipada  e humana. 

Como nos aponta Saviani na conclusão do texto: 

Na  luta  dos  trabalhadores  cumpre  ampliar  o  máximo  possível  o  espectro  de  abrangência  das forças  sociais  mirando-nos,  porém,  no  exemplo  dos  clássicos  do  marxismo  (Marx,  Engels,  Lênin, Gramsci)  que procuraram  sempre  mover-se  no  âmbito  de  dois  princípios:  1)  a  diferenciação  entre  a perspectiva proletária e aquela dos burgueses e pequeno-burgueses progressistas; e 2) a firme união entre as forças que buscam expressar e fazer avançar a luta dos trabalhadores.

O advento da presente crise estruturaldo capitalismo, que irrompe exatamente quando o capital estende seu domínio sobre todo o planeta, coloca a exigência de sua superação abrindo uma nova era que podemos denominar  de transição  ao  socialismo. Nessa nova era torna-se necessário  que os movimentos sociais  populares  ascendam  à  condição  de  movimento  revolucionário,  realizando  a  passagem  das  lutas conjunturais à luta unificada da classe trabalhadora pela transformação estrutural da sociedade.

Nesse  processo,a  educação  desempenha  papel  estratégico  e  indispensável  porque,  se  a  crise estrutural  propicia  as  condições  objetivas  favoráveis  à  transição,  para  operar  nessas  condições  não deixando escapar a oportunidade histórica de transformação estrutural, impõe-se preencher as condições subjetivas  que  implicam  uma  aguda  consciência  da  situação,  uma  adequada  fundamentação  teórica  que permita uma ação  coerente e uma satisfatória instrumentalização  técnica que possibilite uma ação  eficaz. Ora, é exatamente esse o âmbito de incidência do trabalho educativo que, consequentemente, deverá estar ancorado  numa  sólida  teoria  pedagógica  que  elabore  e  sistematize  os  elementos  garantidores  dos  três aspectos    mencionados:    aguda    consciênciada    realidade,    fundamentação    teórica    coerente    e instrumentalização técnica eficaz.

Enfim,  no  que  se  refere  ao  tema  específico  desta  conferência, Pedagogia  histórico-crítica,  luta  de classes  e  educação  escolar,  podemos  concluir  quea  pedagogia  histórico-crítica  vem  sendo  construída  como umateoria pedagógica empenhada em elaborar as condições de organização e desenvolvimento da prática educativa escolarcomo um instrumento potencializador da luta da classe trabalhadora pela transformação estrutural  da  sociedade  atual.  Dizendo  de  outra  maneira:  o  que  a  pedagogia  histórico-crítica  se  propõe  é articular a educação escolar com a luta da classe trabalhadora pela superação do capitalismo e implantação do socialismo.


Link do texto completo:

 https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9697/7085

Palavras-chave: pedagogia histórico-crítica, violência e filosofia, luta de classes e educação escolar.

Resumo

Após introduzir a abordagem da relação entre educação e luta de classes na sociedade atual, este artigo trata do significado do conceito de violência evidenciando a condição atual de um mundo regido pela violência que encontra justificativa no fascismo, definido como metafísica da violência. Em seguida aborda o problema da erradicação da violência na práxis social nas perspectivas do personalismo cristão (metafísica da não-violência), do existencialismo (concepção subjetiva da violência) e do marxismo (concepção objetiva da violência e da não-violência). Com base nessas análises explicita, na conclusão, a relação entre luta de classes e educação escolar na perspectiva histórico-crítica.


* O texto Pedagogia  histórico-crítica,  luta  de classes  e  educação  escolar foi a Conferência da Abertura da XI Jornada do HISTEDBR. Cascavel, 23 de outubro de 2013. Publicado em Germinal: Marxismo e Educação em Debate (v. 5, n. 2, p. 25-46, dez. 2013). Mais recentemente, publicado como o quinto texto do livro Conhecimento Escolar e Luta de Classes: a Pedagogia Histórico-Crítica Contra a Bárbarie, dos autores Dermeval Saviani e Newton Duarte (Autores Associados, 2021).


“O livro de Dermeval Saviani e Newton Duarte expressa a concepção de conhecimento escolar mais avançada que interessa à classe trabalhadora na luta contra a barbárie e a desumanização, que negam ou anulam direitos universais básicos, e, portanto, interessa na luta pela superação do sistema capitalista que estruturalmente as produziu. Um livro certamente indispensável na formação de professores nas licenciaturas das universidades e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, mas não só. Indispensável na formação de quadros dos movimentos sociais e culturais da classe trabalhadora do campo e da cidade, na formação sindical e dos partidos políticos. Os quinze capítulos podem ser discutidos em conjunto num curso ou separadamente, em seminários, pois cada um trata de aspectos que incidem sobre o conhecimento que interessa na luta de classe. No fim da apresentação, os autores indicam que o caminho proposto pela pedagogia histórico-crítica implica decidir-se entre a escolha de 'se submeter ao ilusoriamente mais cômodo jugo da ignorância ou assumir os riscos da busca de conhecimento sobre o mundo, a vida e sobre si mesmo'. Trata-se de uma proposta a ser construída coletivamente pari passu com a luta de classe nos pequenos e grandes desafios. A Comuna de Paris, 150 anos depois, não foi e não será em vão!” [trecho do Prefácio, redigido por Gaudêncio Frigotto]

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