O portal A Coluna disponibilizou, desde 18/11/2020, um texto inédito de Luiz Carlos Prestes (1898-1990), elaborado em 1968 e apresentado em uma reunião do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em abril de 1969. Trata-se de um documento extremamente crítico em relação à linha política e à tática do PCB no que se referia "aos problemas da frente única das forças antiditatoriais e do governo por que lutamos nas condições atuais”.
Neste documento, encontram-se alguns elementos que iriam aparecer, mais tarde, na famosa Carta aos Comunistas (de março de 1980), em que Prestes fez uma crítica e autocrítica às deformações do PCB ocasionadas pela adoção de uma estratégia de revolução etapista.
Em entrevista à revista Novos Temas, n. 7 (2012), a historiadora Anita Prestes conta que ao elaborar o documento, Prestes deixou uma cópia com a irmã Lygia, que ficou com Anita, e outra cópia foi enviada para Moscou, que, mais tarde, foi para o Arquivo Edgard Leuenroth/Unicamp (coleção Luiz Carlos Prestes, pasta 009; fotocópia do documento original datilografado de 23 páginas).
"Nesse documento, ele apresenta vários problemas, mas levanta, basicamente, que os comunistas no Brasil, naquela época, deviam lutar contra a ditadura, mas só lutar contra a ditadura descaracterizava o partido como um partido revolucionário da classe operária. Quer dizer, na luta contra a ditadura, na opinião dele, era necessário - ele cita Lenin, inclusive nesse sentido - aproveitar essa participação na luta contra a ditadura para educar os trabalhadores, as massas, no sentido da necessidade do socialismo, e formar os quadros, as lideranças, para marchar rumo ao socialismo. Essa é a posição dele nesse documento."(Entrevista com Anita Prestes, Novos Temas, n. 7, 2012. p. 31-32)
Link para download da transcrição do documento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário