Formato digital da primeira edição (1955) de "Relações Raciais entre Negros e Brancos em São Paulo", livro organizado por Roger Batiste e Florestan Fernandes, disponibilizado na edição v. 6, n. 12 (2015/02) da revista Estudos Políticos.
Além do "inestimável valor para as ciências sociais brasileiras em geral e para os estudos da questão racial no país, em particular", colocando "em circulação novas interpretações sobre o lugar do preconceito racial no Brasil", a disponibilização da primeira edição de Relações Raciais entre Negros e Brancos em São Paulo, como ressalta Luiz Augusto Campos, é "uma obra que pode nos ajudar a elucidar aspectos ainda turvos da história da própria sociologia brasileira", uma vez que "todas as demais reedições da obra, republicadas a partir de 1959, trouxeram apenas as contribuições de Bastide e Fernandes, suprimindo, portanto, os capítulos de Virginia Bicudo, Aniela Ginsberg e Oracy Nogueira", de modo que "o leitor que hoje comprar uma das edições posteriores do livro só terá acesso a uma versão incompleta da obra que influenciou tantas discussões sobre a questão racial entre as décadas de 1950 e 1980" (Ver o texto "Relações Raciais entre Negros e Brancos em São Paulo: a história de uma edição", de Luiz Augusto Campos, na revista Estudos Políticos, v.6, n. 12, 2015).
BASTIDE, Roger; FERNANDES, Florestan (orgs.). Relações raciais entre negros e brancos em São Paulo: ensaio sociológico as origens, as manifestações e os efeitos do preconceito de côr no município de São Paulo. São Paulo: Editora Anhembi, 1955.
LINK PARA DOWNLOAD DO LIVRO:
https://periodicos.uff.br/revista_estudos_politicos/article/view/39814/22902
Nenhum comentário:
Postar um comentário