Anita Leocadia Prestes estará lançando seu mais novo livro " Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990) - Expressão Popular " no dia 06 de novembro, no Centro de Formação e Produção do MPA - São Francisco de Assis- localizado em Santa Cruz do Sul- RS. O lançamento ocorrerá na plenária "Enio Guterres", às 19h30.
Anita Leocadia Prestes apresenta, neste livro, os resultados da investigação histórica da atuação política de Prestes, a partir da aprovação da Declaração de Março de 1958, pelo Comitê Central do PCB, até o seu falecimento em 1990.
A partir da superação em sua direção dos reflexos da crise desencadeada pela denúncia do chamado “stalinismo” no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, crise que abalou o movimento comunista internacional nos anos 1956/1957. Com Prestes ocupando o cargo de secretário-geral do PCB, a Declaração de Março de 1958 representou uma virada na política dos comunistas brasileiros, o abandono de uma orientação estreita e sectária, cuja maior expressão fora o Manifesto de Agosto de 1950. Mas significou também a reafirmação da ideologia nacional-libertadora, cuja influência marcara a história desse partido.
O recurso a uma documentação diversificada e abrangente permitiu à autora revelar o percurso realizado por Prestes em suas críticas cada vez mais contundentes à orientação política do PCB.
A professora Anita durante todo seu processo de luta e militância publicou mais 10 livros retratando principalmente a contribuição histórica do comunista Luiz Carlos Prestes no cenário da luta de classes no Brasil e no mundo.
O livro já pode ser adquirido no site da editora Expressão Popular.
Confira também matéria do Odiario.info escrita por Miguel Urbano.
FONTE: Comunicação MPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário