terça-feira, 27 de maio de 2014

Palestra de Anita Leocádia Prestes discute movimentos sociais no Brasil


A capacidade de luta do povo brasileiro e sua relação de atualidade com o movimento conhecido como Coluna Prestes, que aconteceu no Brasil durante a década de 20, será tema principal da palestra de Anita Leocádia Prestes, filha dos históricos militantes comunistas Luiz Carlos Prestes e Olga Benário, que lideraram o movimento no País.
Doutora em história social e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anita Leocádia Prestes chega a Vitória nesta quarta-feira(28) para a palestra “A atualidade da Coluna Prestes 90 anos depois”. O evento acontece no Cine Metrópolis, na Ufes a partir das 19 horas.
Segundo a historiadora, objetivo é comparar as lutas dos movimentos sociais de esquerda da atualidade com a Coluna Prestes e o legado que o movimento deixou. “As bandeiras mudaram, mas a luta continua a mesma”, comentou.
O movimento que aconteceu entre os anos de 1925 a 1927, liderado por Luiz Carlos Prestes, contou com lideranças de tenentes e capitães de classe média, além de civis, e se deslocou pelo interior do país pregando reformas políticas e sociais e combatendo o então presidente Arthur Bernardes e, posteriormente, Washington Luís.
Era um movimento de denúncia da pobreza da população e exploração das camadas mais pobres do Brasil. O movimento percorreu 25 mil quilômetros pelo interior do país, mas apesar dos esforços não teve adesão da população. Entretanto contribuiu para disseminar os problemas do poder concentrador oligárquico da República Velha, culminando na Revolução de 1930.
Anita Prestes acredita que a Coluna Prestes revelou a capacidade de luta do povo brasileiro quando existem lideranças que mobilizem a população e por isso o tema se torna tão atual.
“A Coluna Prestes mostrou que, no desenrolar das lutas populares, quando surgem lideranças autênticas, torna-se possível mobilizar, organizar e conduzir trabalhadores pelo caminho de transformações revolucionárias”, comentou.
Anita acredita também no socialismo como solução definitiva para os problemas que afetam o povo latino-americano, e em relação às manifestações populares que aconteceram em junho do ano passado, Anita destaca um lado positivo e outro negativo.
“As manifestações revelam insatisfação do povo e isso é positivo porque o povo sentiu a necessidade de reivindicar, ir para as ruas e mostrar insatisfação, mas por outro lado não existiu uma liderança e nem projeto, e é preciso ter”, ponderou.
O evento é organizado pela Casa da América Latina do Espírito Santo e pela  Secretaria de Cultura da Ufes.
FONTE: Leia-se


Nenhum comentário:

Postar um comentário