sábado, 24 de maio de 2014

Anita Prestes apresenta palestra sobre os 90 anos da Coluna Prestes

Filha dos históricos militantes comunistas Luis Carlos Prestes e Olga Benário, Anita Leocádia Prestes nasceu num campo de concentração da Alemanha de Hitler. Graças a uma campanha internacional, pode ser entregue a sua avó depois do período de amamentação. Sua mãe, Olga, terminaria morta em uma câmara de gás. Anita seguiu os passos dos pais na militância e formou-se como doutora em História Social, tornando-se professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No dia 28 de maio, Anita Prestes estará em Vitória para a palestra "A atualidade da Coluna Prestes: 90 anos depois", repercutindo o movimento de militares liderado por seu pai nos anos 20, denunciando a pobreza e o descaso dos políticos no Brasil.

A palestra acontece no Cine Metrópolis, na Ufes, a partir das 19h. O evento é organizado pela Casa da América Latina do Espírito Santo, Secretaria de Cultura da Ufes, SindiupesLaboratório de Estudo em História Política e das Ideias (Lehpi)Levante Popular da JuventudeEditora Expressão PopularRádio Universitária e programa Soy Loco Por Ti.

Confira abaixo uma breve entrevista com Anita Leocádia Prestes, realizada especialmente para a Casa da América Latina do Espírito Santo

Como a história de vida de seus pais influenciou em sua trajetória política e profissional? 
Fui criada numa família de comunistas e desde cedo conheci e admirei a história dos meus pais. Modestamente, sempre procurei seguir o exemplo deles de dedicação à causa da emancipação da humanidade da exploração capitalista, de participação na luta por mundo melhor, com justiça social e liberdade para todos, por um futuro socialista. 

 Qual a importância histórica da Coluna Prestes e o que ela pode ensinar para os dias de hoje? 
A Coluna Prestes revelou a capacidade de luta do povo brasileiro e nisso reside sua atualidade. Mostrou que, no desenrolar das lutas populares, quando surgem lideranças autênticas, capazes de captar os seus anseios, torna-se possível mobilizar, organizar e conduzir os trabalhadores pelo caminho de transformações revolucionárias. Nos dias de hoje, tais transformações terão que apontar para o socialismo – única solução definitiva para os males que afetam os povos do continente latino-americano. 

Como vê a integração latino-americana hoje em dia? Por quê ela é importante para o avanço da esquerda no Brasil e no continente?  
Para enfrentar o poderio econômico, político e militar do grande capital internacionalizado, cuja representação máxima é constituída pelo governo dos EUA – que conspirou contra o governo de João Goulart e contribuiu decisivamente para sua derrubada, dando total apoio à ditadura militar-civil, com características fascistas, que durou mais de 20 anos -, é necessária a unidade de todos os povos latino-americanos. Neste momento, o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, tornou-se o alvo principal da ofensiva imperialista, ansiosa por liquidar as importantes conquistas da Revolução venezuelana. Mais do que nunca, nós, latino-americanos, devemos nos unir e contribuir para a integração dos povos do nosso continente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário