terça-feira, 15 de abril de 2014

Militares da Democracia, série de Sílvio Tendler

Série composta por cinco episódios (cada um com 52 minutos), Militares da Democracia alterna fatos documentais com elementos de ficção. Conta a participação dos militares que lutaram pela democracia, mas tiveram sua trajetória desconsiderada pelas novas gerações.
Vários grupos militares, oriundos de situações históricas ocorridas antes do golpe de 64, lutavam por melhores condições de trabalho para sua categoria e por um melhor projeto de sociedade para o Brasil. Entre eles estavam os da Insurreição de 35, os anti-imperialistas dos anos 50, os que defenderam a legalidade, os integrantes das chapas nacionalistas que disputavam a diretoria do Clube Militar na mesma década, o movimento reivindicatório dos Marinheiros, Sargentos e sub-oficiais nos anos 60 e os antigolpistas de 64.
A partir de 64,esses grupos foram cassados e sofreram represálias, como a perda do direito de usar a farda – que honraram durante a carreira militar –,  a perda de seus direitos trabalhistas, ou o impedimento para o exercício de suas atividades profissionais.











A série de documentários Militares da Democracia (5 episódios) também se encontra no Youtube. Ninguém que queira conhecer a história recente do país pode deixar de ver:



Nenhum comentário:

Postar um comentário