domingo, 13 de abril de 2014

Cia Ensaio Aberto monta texto sobre anarquistas condenados injustamente

"Sacco e Vanzetti" estreia no Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro


Peça tem direção de Luiz Fernando Lobo e cenografia de J.C. Serroni (Foto: Divulgação)


Dois homens que se definiam como “um bom sapateiro e um pobre vendedor ambulante de peixe” morreram em 1927 por acreditarem que poderiam criar um mundo livre de pobreza e exploração. Sob direção de Luiz Fernando Lobo e espaço cenográfico de J.C. Serroni, a encenação parte do célebre caso dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, acusados e condenados injustamente por assassinato nos Estados Unidos. "Sacco e Vanzetti" ganha sua primeira versão brasileira pela Cia Ensaio Aberto, com estreia dia 12 de abril, no Armazém da Utopia (Avenida Rodrigues Alves, Armazém 6 do Cais do Porto), no Rio de Janeiro.


Com direção de Luiz Fernando Lobo e texto do argentino Maurício Kartun, a peça reconstitui detalhes do caso verídico dos anarquistas italianos que foram presos, processados, julgados e condenados nos Estados Unidos, sob a acusação de homicídio de um contador e de um guarda de uma fábrica de sapatos. Mesmo na época do julgamento, surgiram inúmeras dúvidas sobre o caso. A dupla não foi absolvida mesmo depois que um outro homem admitiu em 1925 a autoria dos crimes. Condenados à pena de morte, ambos foram executados por eletrocução em 23 de agosto de 1927.

A dramaturgia tem como ponto de partida o texto "Sacco y Vanzetti" , do livro homônimo editado por John Davis e da farta documentação que existe sobre o julgamento histórico. Este foi considerado o “julgamento do século” e suscitou uma enorme repulsa internacional e uma campanha de defesa que se converteu em símbolo de uma luta internacional por justiça, igualdade e liberdade. Além de Gilberto Miranda, que interpreta Nicola Sacco, e Douglas Amaral, que dá vida a Bartolomeu Vanzetti, o elenco traz Adriano Soares, Anna Luiza Mendes, Bruno Peixoto, Carol Araujo, Danielle Oliveira, Diego Dienner, João Rafael Schuler,João Raphael Alves , Luiza Moraes, Luiz Fernando Lobo, Miguel Pinheiro, Ruben Gabira e Tuca Moraes.

FONTE: Globo Teatro

Nenhum comentário:

Postar um comentário