quinta-feira, 3 de julho de 2014

"Mayas: revelação de um tempo sem fim"

Oca recebe exposição sobre civilização maia com 380 objetos

Do UOL, em São Paulo


A riqueza cultural da civilização maia chega pela primeira vez ao Brasil na exposição "Mayas: revelação de um tempo sem fim", com mais de 380 objetos que revelam aspectos da arte, arquitetura e estudos astronômicos e matemáticos. O público poderá conferir a mostra a partir do dia 10 de junho, no Museu da Cidade - Oca, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita.
Por meio dos objetos e utensílios, a exposição será organizada por temas, apresentando o estilo de vida, a organização sociopolítica, a religiosidade e valores de vida da civilização.
Após uma seção introdutória – que irá situar o visitante em uma linha do tempo e na área geográfica –, haverá oito seções temáticas: O homem frente à natureza; Comunidade e vida cotidiana; O coração das cidades; O homem diante do tempo e dos astros; As elites governantes e sua historiografia; As forças sagradas; O homem e os deuses: os rituais; e Entrar no caminho: ritos funerários.
Feita em parceria com o México, a mostra tem curadoria de Mercedes de la Garza, professora emérita da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e sua equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (CONACULTA).
"Essa é a mais grandiosa e ambiciosa exposição de arte e arqueologia já realizada para uma civilização latino-americana. Ela reúne elementos que comprovam toda a complexidade dessa sociedade e seu desenvolvimento em importantes áreas do saber como, por exemplo, a habilidade que tiveram para entender os conceitos de tempo e espaço"explica José Enrique Ortiz Lanz, coordenador do INAH.
A mostra, que esteve na cidade do México até abril deste ano, seguirá, depois do Brasil, para o Museu Quai Branly, em Paris, na França.
Serviço

"Mayas: revelação de um tempo sem fim"
Quando: De 10 de junho e 24 de agosto. De terça a domingo, das 9h às 17h
Onde: Museu da Cidade – OCA - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Portão 3, Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Quanto: Entrada Franca
Mais informações: (11) 3241 1081

Nenhum comentário:

Postar um comentário