quinta-feira, 10 de julho de 2014

Exposição no Museu de Belas Artes apresenta obras restauradas de Portinari


Obra "Estudo para retrato de Thais Mello Lima" de Candido Portinari


Até setembro de 2014, o público carioca poderá apreciar obras do artista Candido Portinari gratuitamente. Doadas recentemente, as obras passaram por restaurações e agora são exibidas pela primeira vez no Museu Nacional de Belas Artes.

Doado pela Finep, o acervo conta com 222 obras, das quais 65 estarão expostas na mostra. Dividida em núcleos, a exposição traz os temas retratos, social, religioso e ilustração, que conta com trabalhos para livros de Machado de Assis.

Os estudos e desenhos para murais da Igreja São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, também fazem parte da mostra ao lado de trabalhos dos painéis do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Portinari nasceu em 1903, no interior do estado de São Paulo. Mudou para o Rio aos 15 anos, onde consolidou sua carreira. Com sua morte prematura, aos 58 anos, o artista deixou um legado de mais de 5 mil obras, entre murais, pinturas, desenhos, afrescos e gravuras.

Serviço
Exposição Portinari e Coleção Finep
Quando: de 1º de julho a 14 de setembro de 2014. De terça a sexta das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados de 12h às 17h.
Onde: Museu Nacional de Belas Artes - Avenida Rio Branco, 199 - Cinelândia.
Quanto: Entrada gratuita.
Mais informações: (21) 3299-0600 e www.mnba.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário