terça-feira, 18 de março de 2014

Documentário revela lado obscuro do capitalismo na economia mundial

O diretor explica que as multinacionais e os governantes ocidentais recebem apoio das instituições financeiras mundiais para aumentar seu domínio sobre os países pobres e elevar ainda mais a diferença entre países ricos e pobres



Da Adital

O documentário "The new rules of the world” ("As novas regras do mundo”, em tradução livre para o português) dirigido pelo australiano John Pilger, relata a contrastante economia global atual e a dura realidade causada pelo capitalismo, que se fortalece em detrimento da exploração da mão de obra dos países pobres.
No documentário, os novos governantes do mundo e instituições, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC) são apontadas como grandes agentes do Capitalismo moderno. Pilger alerta que enquanto existe um pequeno grupo de poderosos, como o empresário Bill Gates, que possui riqueza maior do que todo o continente africano, cerca de dois terços das crianças do mundo vivem na pobreza, e que o abismo entre ricos e pobres está cada vez maior.
O diretor explica que as multinacionais e os governantes ocidentais recebem apoio das instituições financeiras mundiais para aumentar seu domínio sobre os países pobres e elevar ainda mais a diferença entre países ricos e pobres. O documentário mostra, a partir de filmagens secretas, a realidade dos trabalhadores, a maioria mulheres e crianças, que compõem as "fábricas de exploração” localizadas na Indonésiam onde são fabricados produtos de renomadas marcas mundiais em regime de exploração da mão de obra barata. As condições de trabalho são péssimas e os salários pagos aos trabalhadores ínfimos.
John Pilger, além de mostrar no documentário a realidade da economia atual, conta como começou o verdadeiro processo de globalização na Ásia e Indonésia, onde líderes de negócios ocidentais apoiaram e patrocinaram a ditadura do militar indonésio Suharto.
"The new rules of world” traz ainda uma reflexão sobre o crescimento de um novo movimento mundial composto por jovens mais politizados, que estão atentos às injustiças causadas pela ação do capitalismo.
Assista ao documentário:


Ficha técnica
Diretor: John Pilger
Duração: 53 min
Ano: 2001
País: Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário