sábado, 29 de março de 2014

Disponível para consulta 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73.

Opening the Archives Project é um esforço conjunto da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.

Acesse o Brown Digital Repository para efetuar sua pesquisa no acervo digital. Mais documentos estão atualmente sendo adicionados ao banco de dados.


Opening the Archives Project é uma iniciativa ambiciosa organizada pela Brown University e a Universidade Estadual de Maringá para sistematicamente digitalizar e indexar milhares de documentos desclassificados do Departamento de Estado dos Estados Unidos relativos ao Brasil produzidos entre 1960 e 1980. Os documentos podem ser consultados em sites espelho criados por ambas as universidades. Estes sites também apresentarão milhares de páginas de relatórios de inteligência da CIA até então disponíveis exclusivamente na sede do National Archives II, em College Park, Maryland.
Para realizar essa tarefa, o Opening the Archives Project colaborou com o National Archives and Records Administration (NARA), o Arquivo Nacional do Brasil, e com a National Security Archive na George Washington University para preservar documentação histórica essencial através da criação de cópias digitais acessíveis online.
Durante o inverno de 2013, uma equipe de alunos da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá escanearam 9.872 documentos do Departamento de Estado sobre o Brasil produzidos entre 1963 e 1973, cerca de metade da documentação para o período sob consideração. O período de 1964 a 1969 foi especialmente turbulento e historicamente significativo para a história brasileira do século XX. Por essa razão, o Opening the Archives Project decidiu concentrar-se neste intervalo para a primeira fase de operações.
Este projeto, com o apoio fundamental da Brown University Libraries, facilita o acesso aberto a uma importante fonte de documentos primários, contribuindo para a reconstrução da história das relações Brasil–Estados Unidos de 1960 a 1980. O Opening the Archives Project reflete o profundo compromisso acadêmico que a Brown University tem com o Brasil e com a construção de colaborações duradouras com parceiros brasileiros, reforçando a meta da universidade de se tornar um dos principais centros para o estudo do Brasil nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário