sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Opera Mundi publica dossiê "Segredos do Nazismo"



Responsável por alguns dos piores crimes cometidos durante o século 20, a história da Alemanha nazista ainda está cercada de segredos, mesmo depois de quase sete décadas de seu fim. Um exemplo disso é que até mesmo o suicídio de Adolf Hitler segue sendo contestado por alguns estudiosos.

Com a derrota em Stalingrado e o começo da derrocada alemã na Segunda Guerra Mundial, muitos líderes nazistas decidiram queimar seus arquivos, criando uma lacuna que jamais será preenchida. As reportagens que Opera Mundi passa a publicar a partir desta quinta-feira (19/09) minimizam esse problema ao recuperar, de forma inédita, parte dos arquivos de Karl Otto Gustav Freiherr von Wächter, ex-governador da Galícia (hoje noroeste da Ucrânia) e da Cracóvia (Polônia).

Os papeis de Wächter foram cedidos ao enviado especial, Roberto Almeida, por Horst, um dos seis filhos do comandante nazista. Além disso, Horst também concedeu, em seu castelo na Áustria, uma longa entrevista a Opera Mundi, detalhando a participação do pai no governo alemão do começo da década de 1940.

No "Dossiê: Segredos do Nazismo", Opera Mundi abordará não só a trajetória de Wächter, mas também a de outros importantes personagens, como Heinrich Himmler, Simon Wiesenthal e Alois Hudal.

Leia as reportagens do primeiro dia:

Read in English:
 

Leia as reportagens do segundo dia:

Read in English:

FONTE: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário