sábado, 7 de setembro de 2013

Grito dos Excluídos - Rio das Ostras, 7 de setembro: "Quanto mais a gente luta mais a luta nos educa"

Apesar do prefeito de Rio das Ostras (RJ) ter cancelado a realização do desfile cívico para evitar manifestações de protesto, o povo foi às ruas reivindicar os seus direitos. Marcaram presença, os movimentos "Vem Pra Rua" e "Chega de Estupro", o MST, o SEPE, o movimento estudantil, professores das redes públicas municipal e estadual, servidores públicos, ou seja, diversos segmentos sociais de Rio das Ostras.























GRITO DOS EXCLUÍDOS - VEM PRA RUA RIO DAS OSTRAS
Sobre a Manifestação do dia 7 de setembro em Rio das Ostras

Rio das Ostras é uma cidade em que muito se propagandeia e pouco se faz. A cidade vendida para a mídia é aquela que possui o Jazz e Blues, as belas praias e cenários paradisíacos. Se estas propagandas fossem capazes de nos convencer acreditaríamos mesmo que vivemos na cidade dos sonhos. Entretanto, aqueles que aqui moram, sabem que há muitos problemas no que diz respeito aos serviços públicos oferecidos. Desde a saúde, passando pela educação, saneamento, segurança, transporte e segurança, nossa população está refém dos interesses dos grandes empresários e dos políticos que pouco se importam com a nossa qualidade de vida. 
DA SEGURANÇA: A nossa cidade possui um número absurdo de estupros além de uma violência alarmante. Precisamos garantir melhorias na condição de vida da população, programas sérios de segurança pública que deem a nossa juventude perspectivas de emprego e vida digna, além de condições de trabalho adequadas para Guardas Municipais e Policiais Militares.
DA SAÚDE: Todos nós sabemos a dificuldade de conseguir uma vaga num posto público. Para isso, a população tem de enfrentar longas filas e passar madrugadas em claro. Além disso, faltam médicos, e funcionários em geral. Por isso defendemos concurso público e maior investimento na saúde. 
DA EDUCAÇÃO: Embora se propagandeie como uma das melhores, a educação de Rio das Ostras não é a que queremos. A falsa propaganda não compreende a educação como instrumento de emancipação do ser humano, mas de controle social. As salas de aulas superlotadas, às vezes com mais de 40 alunos tornam a prática educativa impossível e toda a responsabilidade é jogada nos ombros de educadores que fazem o possível e o impossível para educar seus alunos; 
DO SANEAMENTO: A Obra de mais de 1 BILHÃO de reais que foi feita pela Odebrecht, paga pelo município, não resolveu os problemas da cidade. Ainda há falta de água e saneamento na maior parte dos bairros e a população sofre cotidianamente com este problema. Queremos soluções para estes problemas (chega de lenga-lenga e de tentar nos enrolar)! Queremos mudança de verdade! Queremos que a nossa vida melhore e não queremos ver isso apenas nos índices que a prefeitura divulga. 
DO TRANSPORTE: O Monopólio da empresa 1001 na Região é um problema que assola não só a Rio das Ostras, mas todas as cidades. Sair de Rio das Ostras é um grande custo a todos os habitantes. A Van também não entra em todos os bairros e por isso, muitas pessoas tem de andar quilômetros para chegar em suas casas. A tarifa não condiz com o percurso muito pequeno da nossa cidade. E a falta de transporte noturno aumenta os riscos devido a ausência de segurança e impede a nossa população de ter atividades culturais e festivas. O Transporte Universitário, que o prefeito garantiu ao Movimento Vem Pra Rua para Agosto depois de diversas manifestações ainda não está disponível. Muitas pessoas não estão estudando por conta disso, o que prova que a educação não é uma prioridade de nosso município. 
DA TRANSPARÊNCIA: Nossa cidade não disponibiliza para a população acesso aos gastos de nossa cidade. Precisamos saber para cobrar onde são investidos os recursos públicos. Precisamos ter acesso a todas as informações referentes ao uso do nosso dinheiro. Isso não é pedir muito. Também queremos que a Câmara abra suas portas, inclusive através da internet. Se não há nada para esconder, porque não implementaram até agora um site e a TV Web, para que toda a população tenha acesso ao que é discutido na Câmara? Queremos poder nos expressar na Câmara também! E para isso solicitamos modificação deste Regimento Interno. Na nossa cidade, os vereadores e Prefeito fazem parte do mesmo grupo político. Enquanto a Câmara deveria fiscalizar o prefeito, na verdade, em todas as sessões faz questão de engrandecê-lo. Por isso, é nosso papel como população fiscalizar e cobrar nossos direitos. 
Devemos ocupar as ruas, as praças, as câmaras, a prefeitura! Devemos lutar pelos nossos direitos como tem ocorrido em boa parte do Brasil e do Mundo. O movimento que ocorreu em todo o país em Junho e que continua no Rio com o Fora Cabral e em Rio das Ostras com o Vem Pra Rua, tem nos ensinado muito. Primeiro: não podemos nos calar diante dos desmandos daqueles que governam apenas para benefício próprio e da elite. Segundo: apenas a luta organizada é capaz de mudar a nossa sociedade! Junte-se a nós! Venha construir conosco um Movimento capaz de mudar Rio das Ostras!


Nenhum comentário:

Postar um comentário