quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PRIMAVERA DOS LIVROS RIO DE JANEIRO 2011



A Primavera dos Livros nasceu, no ano 2001, como uma resposta ao processo da pasteurização cultural que ameaçava invadir o mundo das letras e da literatura. Seria a vitória do modelo do best-seller que ocupa todos os espaços nas livrarias, nas grandes bienais do livro e até nas compras governamentais.



Contra este modelo de literatura "hollywoodiana", editoras independentes de grandes grupos empresariais, mas que tinham o orgulho de exibir catálogos fortes, consistentes, fundados ao mesmo tempo na especialização e na diferença, organizaram a 1ª Primavera dos Livros, uma feira diferente, com entrada gratuita e espaço igualitário para as editoras participantes.



O sucesso foi tão grande que o evento deu origem a uma entidade, a Libre, cuja principal bandeira é a luta pela preservação e ampliação da bibliodiversidade, ou seja, a aplicação do conceito e da bandeira da diversidade também para o universo dos livros. É a diferença que dá força à leitura, à reflexão e à democracia.



A grande homenageada desta feira, a professora Heloísa Buarque de Hollanda, não poderia expressar melhor essa luta pela cultura da diferença. Coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, diretora da Aeroplano Editora (uma das editoras da Libre) e Consultora e curadora do Portal Literal, Heloísa Buarque vem, desde os anos 1970, quando organizou a coletânea 26 poetas hoje, batalhando pela poesia e pela cultura marginal.



Nos últimos anos, Heloísa tem se dedicado especialmente à relação entre cultura e desenvolvimento, com foco na cultura produzida nas periferias das grandes cidades e no impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo culturais. Nada mais Primavera, nada mais Libre.



Nesta 11ª Primavera, contamos com o patrocínio da Secretaria Municipal deCultura do Rio de Janeiro, que nos acompanha desde a primeira edição do evento e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que realizará o Seminário Anual para Professsores de Sala de Leitura e Bibliotecas para 600 profissionais durante o evento, fortalecendo umas das principais bandeiras da Libre, que é a formação de leitores.



A Libre não poderia, finalmente, deixar de agradecer o apoio da Biblioteca Nacional, que, desta forma, colabora para transformar a bibliodiversidade num presente para o leitor e para a cidade do Rio de Janeiro.

 
 
FONTE: LIBRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário