segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Gramsci Histórico


Seminário Internacional Comemorativo dos 120 anos de Nascimento de Antonio Gramsci – UniRio, 23-24 de agosto de 2011

Apresentação

São inúmeras e freqüentes as análises e alusões que Antonio Gramsci (1891-1937) faz em relação à História ao longo dos Cadernos do Cárcere. Elas referem-se tanto à História, no sentido de processo vivido pela Humanidade, como no sentido de atividade intelectual que visa o conhecimento desse mesmo processo. Conhecimento que, além de seu valor inerente, próprio à atividade do historiador, do filósofo e do cientista social, tem uma dimensão política, transformadora, ao menos em parte, da própria História. Foi nessa dimensão que o revolucionário italiano empenhou toda sua vida. Para Gramsci, conhecer a História era passo essencial para transformar a História, não como mero ato de vontade do grande líder político ou de genialidades individuais, mas como processo protagonizado e produzido pelas grandes massas de homens e mulheres, a partir de condições dadas, objetivas.

Realização
UNIRIO, Programa de Pós-graduação em História, Grupo Gramsci e a Modernidade, MAST e PUC-Rio.

Local
Auditório Paulo Freire – Av. Pasteur, 458 – UNIRIO

Apoio
FAPERJ, Instituto de Cultura Italiana, Editora Civilização Brasileira.

Programação

Dia 23/8

10-10:30h: Abertura
10:30-11:30h: Conferência de Abertura:
Carlos Nelson Coutinho (UFRJ)


14-17:00h: Mesa 2: Teoria e Política

Fabio Frosini (Università di Urbino – Itália)
Giovanni Semeraro (UFF)
Ana Garcia (PUC-Rio)
Lea Durante (Università di Bari – Itália)

Dia 24/8

9-12h: Mesa 3: Teoria e História
Guido Liguori (Università della Calabria – Itália)
Ricardo Salles (UNIRIO)
Pedro Marinho (MAST)
Alvaro Bianchi (UNICAMP)

14-17:00h: Mesa 4: Caminhos do Futuro: Globalização e Transformação Social

Leonardo Ramos (PUC-Minas)
Cunca Bocayuva (PUC-Rio)
Adam David Morton (Universty of Nottinghan – Inglaterra)
Massimo Sciarretta (UNIRIO)

17:30-18:30h: Conferência Final:
Alberto Burgio (Università di Bologna – Itália)

Inscrições para ouvintes

Enviar nome completo, instituição e comprovante de depósito da taxa de inscrição (R$ 20,00) para o email: contato@gramscieamodernidade.org.
Dados para o pagamento:
Banco do Brasil
Agência 3086-4
Conta poupança: 18.815-8 variação 01
Carla Silva do Nascimento

***

O Grupo Gramsci e a Modernidade foi formado no primeiro semestre de 2009 por pessoas interessadas em discutir a obra de Gramsci, entendida como uma vigorosa reflexão sobre as origens, os impasses e as perspectivas da Modernidade. O grupo é Aberto e realiza suas atividades de estudo e debate no espaço da Universidade,vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.

Gramsci: pela valorização e curiosidade em relação a seu pensamento marxista, democrático e socialista. Do cárcere fascista, Gramsci refletiu de forma ampla e realista sobre seu tempo, a história e as possibilidades de futuro. A similitude entre as circunstâncias de sua reflexão e os dilemas de nosso tempo, marcado pela banalização da indiferença mórbida pela humanidade, apontam para a atualidade e as potencialidades do empreendimento gramsciano, sintetizado na máxima: “pessimismo da inteligência, e otimismo da vontade”.

Modernidade: porque a partir dessa época a Humanidade se torna historicamente única, diversa e consciente de seu destino comum; pelo entendimento da História como um processo evolutivo aberto, complexo, coletivo, abrangente, conflitivo, protagonizado por homens e mulheres a partir das relações sociais em que se encontram, estabelecidas entre si e com a Natureza.

Aberto: pela origem diversa de seus integrantes, tanto em termos de crenças e valores políticos e ideológicos, quanto em termos de suas distintas filiações profissionais e institucionais.

Na Universidade: por entender seu sentido público e plural, bem como seu compromisso com o futuro, com a promoção dos debates de interesse coletivo e que façam avançar o conhecimento


FONTE: Gramsci a Modernidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário