quinta-feira, 30 de julho de 2020

Lançamento online do filme “1917, A Greve Geral”

Quinta-feira, 30 de julho de 2020, às 19h tem “1917, a Greve Geral”, filme que resgata o protagonismo da classe trabalhadora no Brasil.
Num Brasil que vive hoje uma tempestade de ataques contra a classe trabalhadora, com cortes de direitos antes considerados invioláveis, além da convivência com trabalho escravo, é imprescindível fazer um paralelo com o que aconteceu 103 anos atrás. É no universo do que se passou no começo do século passado, mais precisamente em São Paulo e com reflexos em todo o país, que o cineasta Carlos Pronzato se inspirou para rodar o filme “1917, a Greve Geral”.

O documentário terá lançamento online, com legendas em Inglês, nesta quinta (dia 30), no canal do YouTube de Carlos Pronzato, a partir das 19 horas. É só ir no endereço https://bit.ly/2YzNGMy. O diretor mergulhou nessa que foi uma das mais prolongadas e contundentes greves já realizadas no Brasil, em julho de 1917, e que sofreu brutal repressão do governo. Até hoje não se sabe exatamente quantas pessoas morreram nos confrontos, nos quais a polícia matava manifestantes nas ruas, no sabre e na bala, e promovia muito espancamento.

A greve teve forte influência de anarquistas italianos que vieram morar no Brasil e foi deflagrada após o assassinato de um sapateiro espanhol, José Martinez, de 21 anos. Apesar da violência e desaparecimentos nunca explicados, a greve é considerada vitoriosa por ter atingido conquistas como aumentos salariais, redução de jornadas de trabalho e limitação à exploração da força de trabalho de mulheres e crianças.

O filme se baseia num longo trabalho de pesquisa na imprensa da época, além de entrevistas a especialistas e estudiosos do tema e consulta a trabalhos acadêmicos sobre o tema. São 90 minutos do registro histórico feito para celebrar o centenário da primeira vitória da classe operária e que arrancou várias conquistas. Carlos Pronzato é um especialista em abordar a temática política e operária, tendo vários documentários, e traz agora um momento de coragem e de luta da classe trabalhadora para ser visto e analisado num período que ela sofre um intenso processo de retrocesso no Brasil. Portanto, quinta, dia 30, você tem essa opção.

Quem quiser colaborar com o cinema político e independente adquirindo o DVD de "1917, a Greve Geral", para conservar e ou colecionar a sua versão física, é só entrar em contato pelo e-mail carlospronzato@gmail.com. Nesse caso, o investimento é de R$ 30,00 + frete.


1917, A GREVE GERAL/ Doc./ 90 min./ 2017/ português/ Direção: Carlos Pronzato

A primeira greve geral do Brasil, ocorrida em julho de 1917, promovida por organizações operárias de origem anarquista, foi uma das mais abrangentes e longas da História do Brasil. O documentário, através de entrevistas a especialistas e estudiosos do tema, celebra o centenário da primeira vitória da classe operária, arrancando conquistas sócias do Estado e do Patronato da época.

Prêmio Destaque Liberdade de Imprensa outorgado pelo jornal Tribuna de Imprensa Sindical - 2017.


Lançado oficialmente em 07 de dezembro de 2017 na OAB/RJ e no dia 16 de dezembro de 2017 no CINE BIJOU em São Paulo-SP.




Catálogo completo de filmes e livros de Carlos Pronzato: www.lamestizaaudiovisual.com.br

FONTE: Sergio Caldieri  (via e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário