sábado, 13 de outubro de 2012

Poeta e militante do MST, Luiz Beltrame completa 104 anos


Por Jade Percassi
Da Página do MST

"Eu estava lá em São Paulo
Quando aqui cheguei
Veio adiante de mim
Coisa que eu nem pensei
Mandaram me perguntar
O que é que eu achei
Pensei um poquim pra dizer
Foi o MST"

´
Seu Luiz Beltrame, poeta e militante do MST do estado de São Paulo, chega aos 104 anos com lucidez e saúde para seguir lutando.


Nascido em Paramirim (BA) no dia 11 de outubro de 1908, trabalhou desde cedo na roça, no garimpo, na lavoura de algodão. Não frequentou a escola, tendo aprendido a ler e escrever com seu pai aos 14 anos. Em 1991 veio para o Assentamento Reunidas, em Promissão; teve oito filhos, 47 netos e outros tantos bisnetos e tataranetos.



Em 1997 veio a ser mais conhecido entre a companheirada do Movimento, por sua participação na Marcha pela Reforma Agrária, Emprego e Justiça.



Desde então, participou de dez marchas, escreveu dois livros, e sua história foi tema do filme Luiz Poeta, dos diretores Bruno Benedetti, Fábio Eitelberg, Patrick Torres, Pedro Biava e Rafael Stedile e vencedor do Concurso Caixa de Curtas, na categoria documentário.



Seu Luiz, através de seus poemas e de sua luta segue sendo, ano após ano, um exemplo para nossa militância e para a sociedade, de que nada, nem ninguém pode deter a marcha de um povo por sua libertação.



Vida longa ao Seu Luiz Beltrame, Seu Luiz Sem Terra!



Nenhum comentário:

Postar um comentário