quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Professores de Rio das Ostras vivem momento histórico

Parabéns aos professores e alunos das unidades escolares de Rio das Ostras que compareceram ao Grito dos Excluídos neste dia 7 de setembro. Foi um momento histórico de luta reivindicatória dos nossos direitos. Um acontecimento muito importante foi o apoio entusiasmado do público presente. Ninguém arredou o pé, todos ficaram para assistir a marcha. De fato, marchamos sob aplausos. A adesão do público, demonstrada pelas palmas e gritos de apoio, foi fundamental para fazer ecoar o nosso grito de indignação. Conseguimos atingir uma repercussão que os donos do poder em Rio das Ostras, sinceramente, não esperavam. Tanto que o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, e demais autoridades presentes no palanque fugiram, acovardaram-se perante a passeata e o apoio do público (esse foi o fator providencial).


Muitos professores não participaram porque foram abertamente coagidos e ameaçados pelas diretoras das escolas e não conseguiram romper com o medo que ainda os domina. O Colégio Municipal Professora América Abdalla não foi exceção. Sua diretora-geral, Veny Esteves Rabelo, ameaçou professores e alunos, fazendo uso de uma retórica que demonstra o quanto ela se alinha à posição arbitrária da SEMED para com o professor Gilberlan, que teve sua cessão de Macaé cancelada, no dia 5/9, por postar no Facebook o seu descontentamento com o Plano de Carreira, recentemente sancionado e que não assegura direitos efetivos aos profissionais da educação. Acho tudo muito lamentável, porque, sinceramente, vejo em Veny muitos requisitos favoráveis para ela realizar uma boa gestão. Contudo, infelizmente, lamento profundamente, ela deixou claro a inviabilidade de realizar uma gestão minimamente satisfatória, ou porque não deseja – eu, sinceramente, não acredito nessa hipótese, mas é possível, – ou porque encontra-se de mãos atadas pelos compromissos assumidos com aqueles que a colocaram no cargo. Ela ameaçou os alunos de suspensão caso participassem da marcha. A despeito das ameaças, os alunos estão de parabéns, muitos se juntaram a nós na passeata e muitos outros assistiram a passeata nos aplaudindo, inclusive seus pais. Aliás, o discurso dos alunos a respeito da postura da diretora me surpreendeu, fiquei surpreso com a maturidade política deles. A fala dos muitos alunos que ouvi era de que a conduta da Veny era indigna de uma educadora e suas palavras mentirosas, pois eles diziam que não eram idiotas e que tinham todo o direito de se manifestar.


É digno de registro que enquanto o Abdalla desfilava, os professores, que foram exclusivamente para o protesto (Marcos, Elias, Mário, Luciana, Luciano, Kelles, Daniel, Anderson, Rainier, Alexandre, José Wilson, esses são os que lembro agora no momento), se alinharam na beira da avenida segurando cartazes com nossas reivindicações, quando os alunos nos viram, fomos aplaudidos por eles. Depois do desfile outros professores se juntaram a nós na passeata. Citarei apenas os que lembro no momento, perdão se esqueci de alguém: Ravel, Delma Moreira, Helen, Diva, João Vitor. Também gostaria de registrar que alguns funcionários do Abdalla, depois do desfile, juntaram-se ao público para nos aplaudir.



Na minha avaliação, o movimento deste histórico 7 de setembro foi coroado de êxito, vitorioso. O que confirma que: “Quando o professor está lutando, também está ensinando”.


Devemos continuar nossa luta por uma educação pública de qualidade, o que inclui salários dignos e boas condições de trabalho aos professores.


Espero que esta vitória estimule os professores a se libertam da indiferença, do conformismo e do medo que ainda os dominam.


Precisamos lembrar que a República Federativa do Brasil constitui-se em um Estado Democrático de Direito, como estabelecido no artigo primeiro da Constituição em vigor, e tem, entre outros fundamentos, o pluralismo político. Ainda nos termos desta Constituição, é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato.


"Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo).


Marcos César de Oliveira Pinheiro
Professor de História do Colégio Municipal Professora América Abdalla
Rio das Ostras, 7 de setembro de 2011

2 comentários:

  1. PARABÉNS MARCOS, CONSEGUIMOS NOSSO OBJETIVO, PENA QUE O RATO FUGIU.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Professor. Parabéns!!! Ontem nosso grito ecoou e agora eles é que tem de dormir com todo o barulho que fizemos. Rio das Ostras saiu da adolescência ontem e espero sinceramente muita maturidade política para as eleições municipais que vem aí. Consciência acima de tudo. Direitos, não favores. Abaixo o Assédio Moral.

    ResponderExcluir