terça-feira, 7 de junho de 2011

Caros Amigos lança edição especial sobre Educação

O que fazer para tirar o Brasil do atraso

 
Lugar comum de todos os discursos, há décadas, a melhoria da Educação brasileira continua sendo uma fascinante promessa de políticos em campanha eleitoral e de governantes dos mais diferentes matizes ideológicos.

 
Todos, do mais elitista e rico empresário ao mais explorado trabalhador, admitem que o investimento em Educação é urgente e essencial para tirar o Brasil de vergonhoso atraso secular.

 
No entanto, na prática, no momento em que é preciso adotar medidas concretas – destinar mais de 10% do PIB para o setor, investir na capacitação e na remuneração dos professores, dotar as escolas com tecnologia de ponta e sintonizar o sistema de ensino com o projeto de desenvolvimento político, econômico e social do país –, aí, as coisas mudam radicalmente, pouco se faz e pouco se avança – nem mesmo para erradicar o pesado e persistente analfabetismo.

 
Vivemos, no Brasil, essa eterna lengalenga: sabemos muito bem o que fazer, temos acúmulo de conhecimentos, mas não temos força política para mudar. Na hora de se virar a mesa da Educação, o empresariado privado ataca os cofres públicos, e a escola pública – fundamental e média – permanece sucateada para os filhos dos pobres, enquanto o ensino superior público alcança uma ínfima parcela da população em idade escolar.

 
Nesta edição especial da Caros Amigos reunimos artigos exclusivos dos mais importantes educadores brasileiros, muitos deles que há décadas estudam propostas e caminhos para a formação escolar e o mundo ligado ao processo educacional, gente que tem dedicado a vida para construir, aqui e agora, uma nova história do ensino no Brasil.

 
Todos eles, generosamente, expressaram as suas opiniões. Junto com esses artigos, reunimos também reportagens específicas sobre a conjuntura da Educação, o financiamento, a avaliação, a formação do professor, os planos e os projetos do sistema de ensino no Brasil.

 
O resultado é esse verdadeiro dossiê da Educação brasileira – que fornece um diagnóstico bem preciso do quadro atual, faz a crítica política e técnica e apresenta uma reflexão recheada de ideias e propostas – tudo aquilo que é preciso ter em mente para que, finalmente, se faça alguma coisa.

 
Caros Amigos torce para que a melhoria da Educação saia do discurso e do papel; que ela seja instrumento de transformação para milhões de brasileiros que sonham com um futuro melhor. Essa edição especial expressa a nossa contribuição.


FONTE: Correio da Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário