domingo, 12 de junho de 2011

AMIGOS DA COMUNA


Em dezembro último, uma autoinstituida Comissão de Organização do Seminário Nacional: "140 Anos da COMUNA DE PARIS" divulgou amplamente uma proposta no sentido de que eventos sobre a Comuna de Paris fossem organizados em diversas instituições e localidades (não apenas em alguns dos maiores centros universitários do país que tendem a sediar eventos nacionais dessa natureza).


Cabe destacar que a partir desta proposta, a Comissão Nacional tomou a iniciativa de criar o BLOG Amig@s da Comuna que tem cumprido um relevante papel na divulgação dos eventos que estão sendo realizados em todo o Brasil. Além da criação do blog - hoje com quase sete mil visualizações -, a Comissão Nacional (com o solidário apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Unicamp) produziu e distribuiu um cartaz nacional sobre os 140 anos da Comuna de Paris, enviou a algumas localidades uma exposição iconográfica e algumas cópias de filme alusivo ao grande evento.

De forma sintética, temos a satisfação de apresentar alguns dados sobre os eventos realizados até esta data. Mais do que os significativos números, importa sublinhar, sobretudo, que os valores e os ideais comunardos estiveram presentes no espírito e na prática dos organizadores e dos participantes desta jornada intelectual e política realizada sob a consigna do socialismo revolucionário.

MESAS-REDONDAS: 33
CONFERÊNCIAS: 12
MINICURSOS: 4
SESSÕES DE CINEMA: 10
DIVERSOS (lançamentos de livro, leitura dramática, música): 4
PALESTRANTES/DEBATEDORES: 105
LOCAIS DOS EVENTOS: 22 (13 estados)

Estão previstos ainda um minicurso (Anpuh Nacional, julho) bem como, durante o segundo semestre de 2011, várias mesas-redondas e sessões de filme [Unesp (campus S. J. Rio Preto), centros universitários de Goiânia e Catalão (Go.) e na Universidade Federal de Uberlândia, MG].

Finalmente, devemos lembrar que o BLOG, em atividade, contem um excelente material informativo (bibliográfico e iconográfico) para a pesquisa da COMUNA DE PARIS:


Saudações comunardas,

Comissão Nacional “140 anos da Comuna de Paris”

Nenhum comentário:

Postar um comentário