segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Companhia do Latão estreou "Ópera dos Vivos - Estudo em 4 Atos", no CCBB-RJ

Ópera dos Vivos - Estudo Teatral em 4 Atos, montagem inédita da premiada Companhia do Latão, de São Paulo, formação das mais importantes da cena contemporânea brasileira, com reconhecimento internacional, entrou em cartaz no Teatro II e na sala 26 do 4º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ), e inclui um show, um filme, uma gravação de TV e uma peça.

Com duração de 3h30, a montagem promete ser um divisor de águas em 14 anos de carreira do grupo dirigido pelo dramaturgo Sérgio de Carvalho. Ao longo de quatro atos, intitulados Sociedade Mortuária, Tempo Morto – Um filme sobre o Golpe, Privilégio dos Mortos e Morrer de Pé, Ópera dos Vivos combina teatro, música e cinema para abordar a produção cultural dos anos 1960 até hoje, tendo como fio condutor uma reflexão sobre a mercantilização do trabalho artístico atual e sua ideologia.

Para tanto, entram em cena quatro peças que poderiam ser apresentadas de forma independente, porém, são interligadas num panorama representativo dos últimos 50 anos do Brasil pré e pós golpe militar. Parte fundamental da montagem é o primeiro filme realizado pelo Latão, o média-metragem (45 min.) Tempo Morto – Um filme sobre o Golpe, que compõe o segundo ato da peça.
Ficha técnica:
Elenco: Adriana Mendonça, Anna Petta, Carlos Escher, Carlota Joaquina,
Helena Albergaria, Renan Rovida, Rodrigo Bolzan, Rogério Bandeira, Ney Piacentini

Música original e execução: Martin Eikmeier Execução musical: Maurício Braz Cenografia e figurino: Renato Bolelli Rebouças e Vivianne Kiritani Iluminaçao: Melissa Guimarães Criação cinematográfica: Luiz Gustavo Cruz Pesquisa de dramaturgia: Roberta Carbone e Felipe Moraes Produção geral: João Pissarra Direção e dramaturgia: Sérgio de Carvalho

Ópera dos Vivos – Estudo Teatral em 4 Atos – Texto e direção Sérgio de Carvalho. Com a Cia. do Latão. Duração: 3h30. Estreia dia 23 de setembro às 19h30, no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).
Temporada: Até 7 de novembro de 2010. De quinta a domingo, às 18h. Classificação etária: 16 anos. Lotação: 80 lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário