quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Carta de Anita Prestes ao Exmo. Sr. Embaixador da República da F ederação da Russia no Brasil

Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2010.

Ao Embaixador da República da
Federação da Rússia no Brasil
Serguey Pogóssovitch Akopov


Exmo.Senhor.

Tomei hoje conhecimento de que o chanceler da República da Federação da Rússia, Sr. Serguei Lavrov, vai fazer a entrega à família de Luiz Carlos Prestes de manuscritos inéditos do meu pai, em cerimônia no Palácio do Planalto, dia 8 de outubro próximo, notícia publicada na coluna do jornal do RJ “O Globo” assinada por Ancelmo Gois (21/09/2010, p.18).
Devo transmitir-lhe minha surpresa por não me ter sido comunicada nem ter sido eu convidada para tal cerimônia, uma vez que não só sou filha de Luiz Carlos Prestes com Olga Benario Prestes, como autora do único trabalho de pesquisa existente de caráter acadêmico sobre a Coluna Prestes. Minha tese de doutorado sobre a Coluna Prestes foi defendida em 1989 na Universidade Federal Fluminense, com a presença do meu pai, que participou ativamente da sua elaboração. Posteriormente foi publicada pelas Editoras “Brasiliense” e “Paz e Terra” com o título “A Coluna Prestes”, já contando com quatro sucessivas edições. O livro foi também premiado pela “Casa de las Américas”, renomada instituição cultural de Cuba.
Devo informar-lhe ainda que sou Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes, instituição cultural e de pesquisa, fundada legalmente no ano de 2009 e que dispõe de importante acervo documental relacionado com Luiz Carlos Prestes. A instituição mantém um sítio permanente na Internet (www.ilcp.org.br) , que vem sendo amplamente acessado pelo público. Sinto-me, portanto, no direito de reivindicar a documentação, que deverá ser disponibilizada pelo Governo da República da Federação da Rússia, para o acervo do Instituto Luiz Carlos Prestes.
Certa de sua compreensão e aguardando resposta à minha demanda,

Atenciosamente,
Anita Leocádia Prestes
Profa. Dra. do Programa de Pós-graduação
de História Comparada da UFRJ e
Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário