domingo, 19 de abril de 2020

90 anos sem José Carlos Mariátegui

Em 16 de abril de 1930, faleceu o revolucionário peruano José Carlos Mariátegui, lembrado como um dos expoentes do marxismo sul-americano. Escreveu uma obra significativa para a interpretação do desenvolvimento capitalista na América do Sul, apresentando contribuições marcantes em questões como o desenvolvimento econômico, a questão indígena, entre tantas outras. Enquanto o movimento comunista sul-americano encontrava-se atado à visão etapista da revolução, já no final da década de 1920, Mariátegui preconizava o caráter socialista da revolução na América Latina, ressaltando a necessidade de considerar as peculiaridades do capitalismo em cada país do continente e defendendo a luta por um socialismo que não fosse "nem cópia nem decalque, mas, sim, invenção heroica" dos povos. Mariátegui, nascido em 14 de junho de 1894, foi um escritor, jornalista, sociólogo e militante político peruano. Trabalhou com jornalismo de 1908 até 1919, passando por publicações como La Prensa e El Tiempo. Publicou poemas e revistas de humor e arte. A partir de 1918, voltou-se ao socialismo. Passou uma temporada na Europa, como correspondente. Ao retornar ao Peru, criou muitas publicações com forte conteúdo de crítica social, entre elas, a célebre revista Amauta, palavra quéchua que significa “sábio, sacerdote”, e que se tornou uma espécie de alcunha do próprio Mariátegui. Fundou em 1928 o Partido Socialista Peruano e deu início ao seu trabalho de investigação da realidade peruana sob um olhar marxista. Sua obra teórica e sua visão sobre a formação social e étnica da indo-américa influenciaram desde a Revolução Cubana e Che Guevara até os zapatistas de Chiapas, e inspirando ainda movimentos de luta pela igualdade e pela emancipação em toda a América Latina. Dentre os vários livros que escreveu, destacam-se Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana e La escena contemporánea

LEIA O TEXTO DE FLORESTAN FERNANDES, clicando no título a seguir: "Significado Atual de José Carlos Mariátegui" (Revista Princípios, nº 35, nov/94-jan/95, págs: 16-22.)

Leia também: "Contribuições de José Carlos Mariátegui às análises em política educacional"
Por Gilcilene Oliveira Damasceno Barão e Leandro Sartori Gonçalves
Revista Germinal, v. 9, n. 3 ( set./dez. 2017)

Para download:

MRIÁTEGUI, José Carlos. Siete ensayos de interpretación de la realidad peruana. Caracas, Biblioteca Ayacucho, 3ª ed, 2007, 470p.



José Carlos Mariátegui. Obras. Tomo 1 (Antología Casa de las Américas)
[Incluye “En defensa del marxismo”, “Historia de la crisis mundial”, “La escena contemporánea” y muchos otros textos emblemáticos del marxista peruano.]



El movimiento revolucionario latinoamericano. Versiones de la Primera Conferencia Comunista latinoamericana de 1929. Secretariado Sudamericano de la Internacional Comunista.
(Polémica y debate entre los partidarios de Victorio Codovilla y los delegados de José Carlos Mariátegui.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário