domingo, 9 de junho de 2013

Anita Prestes na VI Convenção Mineira de Solidariedade a Cuba



A defesa do socialismo faz parte das lutas de todos que buscam construir uma sociedade justa, igual e fraterna. Na América Latina temos uma pequena ilha que ao longo do tempo tem enfrentado o poderio dos EUA e seus aliados na busca de construir uma sociedade socialista. Nessa região, qualquer projeto de emancipação toma um caráter de traição a nossa eterna condição de colônia, comprovada pela perpetuação dos piores indicadores de desenvolvimento humano e econômico.
 
O sucesso dos partidos comunistas em diversos países no pós-guerra é notório, no Brasil Luiz Carlos Prestes é eleito o grande político ao lado de Getúlio Vargas e nas eleições seguintes o PCB é hegemônico em várias cidades, entre elas o Rio de Janeiro então capital federal e com grande repercussão nacional.
 
Essa afronta aos EUA faz com que os partidos comunistas fossem cassados no Brasil, Argentina e Chile ainda em 1947 e a proposição de cassar todos esses partidos da América é levada para a reunião da OEA de abril de 1948 em Bogotá. Durante o encontro é assassinado o maior líder colombiano, Jorge Gaitán, que se reuniria com o jovem Fidel Castro, dando origem ao Bogotazo e ao período de violência que ainda não cedeu naquele país. Essa violência se repetiu contra Salvador Allende, Hugo Chavez...
 
A chegada ao poder dos jovens do Movimento 26 de julho e sua luta para a construção do socialismo na ilha de Cuba influencia toda a América e coincide com o período analisado pela historiadora Anita Leocádia Prestes em seu último livro “Luiz Carlos Prestes - O combate por um partido revolucionário (1958 - 1990)”.
 
Por isso, a presença em Belo Horizonte de Anita Prestes; do jornalista da TeleSur, Beto Almeida, e do representante do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos – ICAP, Fabio Simeon, na Convenção Mineira de Solidariedade a Cuba é uma oportunidade para debater a integração da América Latina e a conquista por uma sociedade mais justa e mais soberana. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário