quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

TRIBUTO A MARIO ALIGHIERO MANACORDA


Faleceu, aos 98 anos, Mario A. Manacorda (9/12/1914-17/2/2013), um dos mais importantes pensadores marxistas do século XX no campo da História e Filosofia da Educação. Um intelectual coerente com seus ideais até o fim - ideais "comunistas" como ele gostava de dizer.



Assista ao vídeo abaixo "Mario Alighiero Manacorda - Conferência no HISTEDBR"
Conferência de abertura do VII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas do HISTEDBR

Marx e a Pedagogia Moderna

Editora Alínea 2ª edição (2010) Coleção Educação em Debate

SINOPSE

Marx e a Pedagogia Moderna é uma lúcida exposição do importante debate sobre Escola e Educação, que se iniciou na sociedade industrializada a partir da decisiva intervenção de Karl Marx. Manacorda, neste livro, traduz as nuanças semânticas dos termos e expressões mais importantes da linguagem marxiana. Sua análise vai desvelando os sentidos exatos do ensino politécnico e do ensino tecnológico, proposto por Marx, elaborando a construção gradativa e firme do conceito de unilateralidade do ser humano. Assim, por meio da ciência filológica, o livro explica o que Marx escreveu sobre Educação e Escola; revela também as incertezas e as certezas que tinha. Por causa de seu método, esse trabalho de Manacorda é profundamente moderno e sua permanência está garantida.

O Princípio Educativo em Gramsci

Editora Alínea 1ª edição (2008) Coleção Educação em Debate

SINOPSE

A pedagogia marxista afirma que o processo educativo do homem é embasado no trabalho, isto é, nas relações sociais e técnicas pelas quais produz sua sobrevivência. Mario Alighiero Manacorda, neste livro, responde algumas questões lendo para nós e comentando os escritos de Gramsci, na sequência cronológica de sua produção, começando por uma redação escolar de 1910 (o primeiro escrito do autor de que dispomos), e finalizando sua análise com a última carta que enviou ao filho Delio, em 1937, pouco antes de morrer. Um autor historicista como Gramsci não poderia ser lido de outra forma.

Karl Marx e a Liberdade

Editora Alínea 1ª edição (2012) Educação em Debate

SINOPSE

Marx pertence à antiga cepa dos liberais progressistas, para os quais o valor máximo é a liberdade. Todavia, a eles se contrapõe porque reivindica a liberdade para todos. Amá-la assim não é amá-la de menos. Se ardorosamente defende a igualdade social, o faz como garantia dessa universal liberdade. Leituras equivocadas ou mal-intencionadas de seus escritos contrapuseram liberdade e igualdade. Em Marx, não são dois valores contrapostos, nem equivalentes. A liberdade é valor fim e a igualdade é valor meio. 
O livro é um acerto de contas com antigas e recentes interpretações abstratas dos escritos Marxianos. O autor utiliza o rigoroso método hermenêutico, marca registrada de todos os seus estudos. São páginas que resgatam o profundo amor de Marx à liberdade, plena e para todos.

Paolo Nosella



História da Educação


Editora Cortez
13ª edição (2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário