sábado, 14 de abril de 2012

“Linguagens Brasileiras: Cultura Negra em Cena”


 

“Linguagens Brasileiras: Cultura Negra em Cena” ocupa o Teatro Glauce Rocha, de abril a julho, com três produções de grande sucesso em torno da temática negra, além de oficinas, debates e duas peças infantis, uma delas montada pelo projeto de ocupação. Reunimos espetáculos teatrais que apresentassem inovações de linguagem e pensamento artístico e crítico a partir de uma revisão da história do Brasil sob o prisma da cultura afro brasileira.


O espetáculo de abertura é “Galanga, Chico Rei”. Segundo espetáculo da dupla Paulo César Pinheiro e João das Neves, trata da história da congada no Brasil, tendo estreado em dezembro de 2011 com temporada de sucesso também em Belo Horizonte e indicação ao prêmio APTR de melhor música. Na sequencia, o teatro abriga "Namíbia, Não!", de Aldri Anunciação, com direção de Lázaro Ramos. A montagem apresenta uma inovação no que diz respeito ao pensamento crítico sobre as questões dos afrodescendentes no Brasil contemporâneo. A peça ficou em cartaz um ano em Salvador e fez, no final do ano passado, curta temporada no Rio de Janeiro, com grande sucesso de público e crítica. Fechando a programação adulta, “Besouro Cordão de Ouro” repete a dobradinha Paulo César Pinheiro e João das Neves, na autoria e direção respectivamente. Viajando por todo o Brasil desde 2006, foi vencedor do prêmio Shell 2007 de melhor música. Aqui, a capoeira e a História do Brasil são contadas a partir do mito de besouro.


 
O público infanto-juvenil é contemplado com a montagem da peça "Histórias de Jilú" - baseada em conto do antropólogo José Flávio Pessoa de Barros, que conta de forma lúdica a história das lendas dos orixás para crianças – e com o "Fuzuê de Aruanda" da Cia de Dança de Aruanda.


Esperamos que aproveitem!


Laura Castro e Marta Nobrega
Direção Artística Teatro Glauce Rocha


Confira aqui a programação completa
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário