sábado, 17 de outubro de 2009

À Grande Atriz do Teatro Brasileiro


"O moderno teatro brasileiro é pródigo em grandes atrizes. Mencioná-las corre o risco de levar a um esquecimento, por certo imperdoável. Razão suficiente para citar apenas Fernanda Montenegro, cujo aniversário [de 80 anos] se está comemorando [16/10/2009]. Já há muitas temporadas ela é considerada grande atriz. Sustenta esse conceito a soma de numerosos atributos: a capacidade de vivenciar plenamente a personagem, o domínio dos meios para alcançar os desejados efeitos, a inteligência a fim de manter a adesão do público, o talento espontâneo para transmitir drama e comédia. [...] Atriz exemplar de teatro, monstro sagrado, no pleno sentido que tem a expressão, Fernanda Montenegro faz o efêmero do desempenho se igualar à perenidade de qualquer outra arte. [...]" (Sábato Magaldi, artigo publicado em 16/10/2009 na Folha de São Paulo)









Viver sem tem mortos (2009)
[Monólogo baseado nos escritos de Simone de Beauvoir. Direção:Felipe Hirsch]

Fernando Torres e Fernanda Montenegro em cena da peça Dias Felizes, de Beckett (1995/6)

Acesse abaixo o podcast "Prazer em Aprender", produzido pelo Catraca Livre em parceria com a rádio CBN, em que a atriz Fernanda Montenegro fala de sua vida escolar e da importância da integração da educação com a cultura.

http://catracalivre.folha.uol.com.br/2009/05/com-espetaculo-em-cartaz-fernanda-montenegro-tambem-fala-sobre-educacao-ao-catraca-livre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário