domingo, 19 de dezembro de 2021

Histórias de Alfabetização

O terceiro ano da Revolução, 1961, foi decisivo para a história do povo cubano. Para a proclamação do caráter socialista da Revolução, a vitória de Playa Girón e outros eventos importantes foi adicionada a Campanha de Alfabetização. Em 22 de dezembro de 1961, Cuba foi proclamada Território Livre de Analfabetismo.[https://www.instagram.com/juventudrebelde.cu/]


 Histórias de Alfabetização

Em 1961, a Campanha de Alfabetização mudou o rumo da vida de quem até então não sabia ler nem escrever, mas também dos jovens que lhes mostravam a luz do saber. Seis décadas depois dessa bela façanha, compartilhamos depoimentos de seus protagonistas


Por Margaret Barrios, Hugo Garcia, Canal Dorelys Canivell, Juan Morales Aguero, Liudmila Peña Herrera, Greidy Mejia, Laura Brunet Portela

JUVENTUD REBELDE


Campanha de alfabetização. Autor: Retirado do site da Casa Editorial Verde Olivo Publicado: 18/12/2021 | 23h29


Seis décadas se passaram, mas Leôncio Cárdenas Hernández não esquece 1961. Lembra de cor porque agora olha as mãos calejadas e parece vê-las aprendendo a segurar um lápis, a domar um caderno. Não esquece porque graças à Campanha de Alfabetização conseguiu escrever, com sua própria letra, o nome de seus filhos.

Eu tinha 30 anos quando Cuba se tornou uma escola infinita. Nas áreas rurais e nas cidades, os governos da época permitiram que a ignorância crescesse. Coube então à nascente Revolução levar a luz da sabedoria aos recantos mais longínquos do país. Foi então que Iguará, uma área remota de Yaguajay, pertencente ao município de Sancti Spíritus, também foi ilustrada. Bem sabe disso este velho, que esteve muitos anos ao sol, nos canaviais.

«Quando nos disseram que íamos ter aulas à noite, não me importei com o cansaço do dia, nem com as bolhas que se formaram nas minhas mãos com a fricção do facão. Foi minha oportunidade de conhecer um pouco da vida, porque vivíamos cegos ”, conta Leôncio, de 89 anos.

Durante as noites, e divididos em grupos de até oito pessoas, eles recebiam as aulas. Vale lembrar que os professores foram muito pacientes, pois “ensinar para tanta gente do campo não foi nada fácil”.

“Tive muita dificuldade em somar, subtrair, multiplicar e dividir, e a professora não parou até que eu aprendi”, diz ela. Só cheguei à sexta série, mas graças ao que aprendi pude montar minha própria firma, e perdi até o medo de me mudar para outro lugar, pois já sabia ler e manusear o dinheiro. E isso para mim não tinha preço.

Leôncio trabalhou toda a sua vida como trabalhador rural, mas seus quatro filhos estudaram e os netos tiveram a oportunidade de ir para a universidade. Por isso, o espanhol garante que «têm que ser gratos por esta Revolução porque, graças ao seu imenso trabalho, camponeses e pobres como eu se tornaram completamente livres desde a primeira vez que nos sentamos nessas carteiras».

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Salvador Regueira Millán tinha apenas 14 anos quando participou da Campanha de Alfabetização. Seis décadas depois, ele lembra aquele feito que ensinou mais de 700.000 cubanos a ler e escrever.

Tudo aconteceu muito rápido. O ano letivo 1960-1961 terminou em abril e não em julho, para que pudéssemos trabalhar o Censo Populacional e Habitacional, antes da Campanha de Alfabetização. Depois partimos para Varadero. Lá recebemos instruções como o uso do manual, da cartilha e da lanterna chinesa ”, lembra.

A jovem Salvador estava localizada na comunidade rural de Los Sitio, no bairro Jobabo. Durante o dia lecionava na escolinha da região e à noite ia às casas mais remotas, atravessando um imenso pasto, na divisa com a província de Camagüey. Naquela época bandos de insurgentes operavam lá, mas ele desafiava resolutamente o risco, para ensinar.

“Nós, alfabetizadores, fomos orientados por um manual de onde vinham as diretrizes metodológicas”, afirma. Foi ministrado a partir de temas que marcaram o contexto cubano da época, como direito à terra e à moradia, cooperativas, industrialização ... Foi assim que alfabetizei oito pessoas entre 40 e 50 anos ».

Em 2 de dezembro de 1961, The Sites foi declarado Território livre de analfabetismo. Naquele dia houve uma festa de despedida no bairro, na qual, além disso, foi comemorado o aniversário de Salvador. Lá ensinou não só a ler e escrever, mas também a apreciar a arte e a praticar esportes, organizando grupos de teatro e cartazes de boxe com luvas que lhe foram entregues. Ao relembrar a Campanha de Alfabetização, esse professor de longa data, de cerca de 74 anos, suspira de satisfação, pois um vestígio dele sobreviveu em Los Sitio.

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«Tive uma experiência muito difícil porque a família de um dos rebeldes de Escambray vivia na casa onde fui alfabetizada. Chamavam-no de El Duque ”, diz Alberto Solís Sotolongo, integrante da Brigada Conrado Benítez.

Alberto diz que “um dia chegou um dos filhos do casal. Percebi que eles estavam discutindo, mas não me importei. Naquela noite ele até dormiu em uma rede ao lado da minha. De manhã fui ao rio com um dos filhos da casa e depois ele me disse que o irmão dele era um criado, e que os pais dele tiveram uma discussão muito forte com ele, porque ele disse que eu era “comunista professor" ".

A jovem alfabetizadora foi ao posto da milícia e contou o que estava acontecendo. Disseram-lhe para continuar com o trabalho, mas recomendaram que fosse dormir no posto da milícia à noite.

«Era uma quinta que chamavam de La Mula, em Güinía de Miranda, Villa Clara. Os camponeses eram muito pobres, viviam em cabanas de guano, em péssimas condições e faziam as suas necessidades nas plantações de banana. Por isso, os seis brigadistas da zona, além de os ensinarmos a ler e a escrever, fizemos para eles algumas casas de banho ”, lembra.

O pai de Alberto Solís Sotolongo foi morto no ataque a vapor de La Coubre. Essa foi uma das circunstâncias que o motivaram a “fazer algo pela Revolução. Eu tinha 15 anos e nunca tinha estado no campo, porque nasci em Havana. Às vezes eu ouço gente falando do campo hoje, e eles não sabem: isso era pobreza! Ele garante. Embora a Revolução tivesse triunfado, na fazenda havia um prefeito que maltratava os Guajiros ».

A coragem demonstrada por aquele adolescente não foi pequena, principalmente por ter sido exposto a duras provas, que o fizeram crescer. É assim que o lembra: «Quando ocorreu o assassinato do brigadista Manuel Ascunce Domenech e do seu aluno Pedro Lantigua, eu estava relativamente perto.

“Fidel deu ordem para retirar os brigadistas de toda aquela área e os camponeses também foram baixados para a planície. Era final de novembro e a campanha estava quase acabando. Meus alunos aprenderam. Aí me levaram para uma escola em Jíquima de Peláez, Cabaiguán, onde fizeram uma concentração de camponeses que ainda precisavam de um pouco mais de aulas ”.

Alberto garante que havia também um ambiente hostil: «Houve muitos contra-revolucionários. Uma vez tive que lutar com um homem que começou a atirar pedras na escola. Foi muito difícil, trabalhamos muito e tivemos a satisfação de voltar para casa com o dever cumprido.

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“De todas as tarefas que realizei durante a Revolução, a mais bonita foi a alfabetização”, diz Nilda Mola Reyes. Não pude ir para o campo, porque minha mãe estava muito doente. Meus irmãos, meus primos, eram todos brigadistas. Eu tinha 17 anos e era estudante do Camagüey Institute of Second Education. Não podia ficar de braços cruzados, por isso alfabetizei três famílias da minha comunidade e tornei-me um Alfabetizador Popular ».

Nilda remonta aos primeiros anos da Revolução e lembra com carinho os nove adultos que ensinou a ler e a escrever: «De manhã ia a uma casa, a outra ao meio-dia e à noite a que faltava. Foi o dia todo dedicado a esse trabalho.

«Quando aí chegou a notícia da morte de Manuel Ascunce, todos estremecemos; Mas ninguém se intimidou e mantivemos a palavra prometida a Fidel. E quando levantaram a bandeira do Território Livre de Analfabetismo, vi tudo na televisão e senti uma grande emoção: sabia que tinha feito a minha parte para tornar realidade este grande épico.

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A boina fica desbotada com o passar dos anos. Isabel pega-o nas mãos, acaricia-o, e vem à mente o dia em que uma amiga bordou seu nome, além das palavras Brigada Conrado Benítez, Ano da Educação, e Candelero, lugar onde juntos se alfabetizaram no Oriente.

Com apenas 14 anos de idade e a sexta série vencida, Isabel Curbelo Padrón matriculou-se em sua escola primária da República do México como Professora de Alfabetização Popular no bairro Pueblo Nuevo, na cidade de Matanzas.

«Depois dos acontecimentos com Conrado Benítez, Fidel criou as Brigadas com o nome do mestre Matanzas e não hesitei em aderir, embora os meus pais não me tenham dado o seu aval. Desde o início entendi que a Campanha de Alfabetização foi uma ideia brilhante de Fidel e que não poderíamos decepcioná-lo ”, afirma.

Candelero era um local complexo na geografia de Santiago. Lá Isabel estava com a família de Enrique Pérez e com os Musteliers. Ela garante que os ensinou a ler e escrever, e recebeu muitos ensinamentos deles:

«Conheci a vida humilde do sertanejo, aprendi a lavar à mão porque não tinha electricidade, a limpar o chão de terra da cabana, a dormir todos no mesmo quarto debaixo do tecto de guano, a passar a ferro com carvão ... de seus costumes, trabalhei a terra e fiz a colheita ao lado deles. Vivíamos juntos como se fôssemos uma grande família.

«Com os camponeses aprendi muitas coisas úteis e organizei mais a minha vida. Nas segundas-feiras lavávamos, nas terças as roupas engomavam, nas quartas só passavam a ferro e, por superstição, naquele dia não me deixaram dar aula porque disseram que eu ficaria pasmo com o calor que meu corpo havia causado pelo o ferro e o carvão ».

Isabel lembra das tardes e noites de aulas, em que eram iluminadas com lâmpadas de carboneto. Por isso, e como gesto de solidariedade, ou talvez na esperança de que ele nunca a esquecesse, a jovem deixou-lhes a lanterna de alfabetizadora ao terminar a missão, após sete meses sem ir a Matanzas.

«Aquelas pessoas estavam a zero, nem sabiam escrever nem identificar uma vogal simples. Nunca me passou pela cabeça sair e deixar a meio caminho a minha tarefa, porque estava acompanhada pela convicção de cumprir a Revolução e Fidel. Ainda fico sem fôlego para pensar nesses momentos, porque fizemos algo grande pelo nosso país e, o principal, entregamos ”, afirma.

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Lali examina seus dias como professora de alfabetização. “Foram tempos muito difíceis, mas muito bonitos ao mesmo tempo”, diz ele. Eu tinha 14 anos e tinha um emprego, porque nem todas as pessoas que tinham que estudar queriam. Alguns me olharam incrédulos, sem pensar que aquela loira de olhos azuis poderia ensiná-los a ler e escrever. No entanto, eles me respeitaram e cuidaram de mim.

Eulália Lucía Martín Recio, Lali, tem 75 anos e fala com muito orgulho da sua vida de alfabetizadora: «Quando Fidel fez o telefonema disse que queria ser alfabetizada. Meus pais não quiseram porque eu era menina, mas me impus. Fui a Nuevitas, a um lugar chamado Loma del Gato, e alfabetizei 11 pessoas. Naquela época eu morava na Flórida, Camagüey. Então o amor me fez vir a Pinar del Río e aqui fundei minha família ».

Ela tem intermináveis ​​anedotas do ano de 61, como aquela noite, quando acabava de chegar ao morro, em que teve que dormir a céu aberto, porque a dona da casa que a acolhia colocou sua cama no quintal, bom ela não queria que outra mulher dormisse sob o mesmo teto que seu marido.

A paixão da menina pela docência era tão grande que ela completou 15 anos na frente da sala de aula e chegou até tarde para sua própria festa: «Minha família na Flórida estava preparando uma festa para mim com todos os meus amigos e eu, no meio da noite alfabetização. Minha irmã foi me procurar.

«Foi uma viagem muito longa. Cheguei no meio da festa, as pessoas estavam comendo e bebendo. A festa terminou muito tarde e de madrugada fiz com que a minha irmã, dez anos mais velha que eu e sempre muito vivaz, voltasse a Nuevitas ”, conta.

Muitas foram as experiências daquela menina antes de atingir seu objetivo: as 11 cartas que confirmaram o aprendizado de seus alunos. Lali lembra a viagem daqueles vagões até Havana em que, segundo ela, as pessoas cantavam alto, pela alegria de ter cumprido o dever. A lembrança a leva de volta à Plaza de la Revolución, onde se vê com seus companheiros daquela bela façanha educativa, gritando com todas as suas forças: "Fidel, Fidel, diga-nos o que mais temos que fazer!"



FONTE: Juventud Rebelde




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