Uma nova edição foi publicada de Germinal: marxismo e educação em debate
Em um dos ensaios que compõe sua Defensa del marxismo(1929), José Carlos Mariátegui (1988) diz em certo momento: “enquanto o capitalismo não tiver sido destruído definitivamente, o cânone de Marx segue sendo válido”. Não por acaso este cânone e a tradiçãodaí derivada se enraizou –e segue presente –de diferentes formas por todo o mundo, e na América Latina e Caribe deixou uma gama profunda de história, com suas expressões, mais ou menos unitárias e coerentes, em termos teóricos e políticos. Analisar essahistória é tarefa fundamental para a compreensão transformadora da realidade atual, sobretudo se consideramos o eurocentrismo, com suas fortes influências sobre o pensamento crítico no Brasil, e também se pensamos que mesmo dentro da tradição marxista aberta às experiências de luta em Nuestra América ainda falta muito a conhecer. Este número da Germinal busca contribuir um pouco neste sentido, trazendo textos que articulam a educação com a América Latina e Caribe e suas experiências socialistas. [trecho do Editorial]
Link para acessar a revista:
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/view/2075
Índice
Editorial
América Latina, experiências socialistas e educação
Fernando Correa Prado, Giselle Modé Magalhães, Mario Mariano Ruiz Cardoso, Hélio da Silva Messeder Neto
1-5
Entrevista
Paulo Freire, alfabetização e lutas sociais na América Latina
Micaela Ovelar, Catherine Murphy
6-13
Debate
Partido Comunista da Venezuela (PCV): a confluência Bolívar-Marx e a revolução bolivariana
Túlio C.D. Lopes
14-29
O Partido Comunista do Brasil e seus intelectuais na luta pela democratização da educação e cultura entre os anos 1945-1947
Marta Loula Dourado Viana
30-53
O espectro de Mariátegui: história, presente e horizonte
João Rafael Chió Serra Carvalho
54-65
Violência e a práxis da psicologia: contribuições de Ignácio Martín-Baró
Mariana Lins e Silva Costa, Prof.ª Dr.ª Sonia Shima
66-86
O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular
Thiago Matias de Sousa Araújo, Amarílio Ferreira Júnior
87-108
O internacionalismo como prática pedagógica na Escola Nacional Florestan Fernandes
Fábio Tomaz Ferreira da Silva, Rosana Cebalho Fernandes
109-124
Da erradicação do analfabetismo nos territórios à territorialização da agroecologia: o que nos ensina a educação socialista cubana?
Lia Pinheiro Barbosa
125-143
Paulo Freire y la revolución cubana: paralelos y confluencias. La contribución que precisamos
Felipe de J. Pérez Cruz
144-169
Pedagogia histórico-crítica e pedagogia da libertação: aproximações e distanciamentos
Dermeval Saviani
170-176
Artigos
Os métodos de investigação e exposição em Marx e a pesquisa no campo educacional
Hedgard Rodrigues Silva, Jorge Fernando Hermida
177-195
Pressupostos para a concepção de educação no pensamento de Marx: um estudo de 1844 a 1848
José Salvador Almeida, FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA
196-209
Escola Única do Trabalho: a interpretação soviética de uma educação marxista
Diego Becker
210-219
Estado regulador e mercado educador: raízes burguesas da mercantilização da educação
Naara Queiroz de Melo, Melânia Mendonça Rodrigues
220-237
A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
Paulo Henrique de Vasconcelos, Maria Cristina dos Santos
238-258
A questão do Estado e os prismas da pedagogia histórico-crítica na transição do capitalismo para o socialismo/comunismo
Danielle do Nascimento Rezera, Walson Lopes
259-274
As propostas "bolsolavistas" para a educação brasileira
Lucas Carneiro Costa, Caroline Duailibi Felício, Francis Dávila Souza Costa, Débora Rezende do Carmo Azevedo
275-305
Mulher, escolarização e tendências em curso
Ana Cristina Furtado Pereira, Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Priscila Semzezem
306-323
A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
Marcos Natali, Márcia Morschbacher
324-337
Marx e o pensamento invertido: sobre a questão da contingência política
Henrique Coelho
338-355
Filosofia de direita no Brasil durante o período entre ditaduras: o Instituto Brasileiro de Filosofia e o pensamento de Miguel Reale (1949-1964)
Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves
356-371
Extensão universitária e Terceira Via: a “solidariedade” como ideologia
Raphael Carmesin Gomes, Damião Bezerra Oliveira
372-384
Clássico
O intelectual e o trabalhador
Manuel González Prada; Adriano Nascimento
385-390
América Latina: 200 anos de fatalidade
Bolívar Echeverría; Thays Fidelis
391-397
Paulo Freire em Cuba
Paulo Freire, Esther Pérez, Fernando Martínez Heredia
398-411
Resenhas
Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]
Nelma Bernardes Vieira
412-415
Para a crítica dos fundamentos da formação de professores no Brasil: o problema da prática [Elza Margarida de Mendonça Peixoto]
Maria de Fátima Rodrigues Pereira
416-419
Por uma educação crítica e participativa [Frei Betto]
Mike Ceriani de Oliveira Gomes
420-425
A luta em defesa da educação pública no Brasil (1980-1996): obstáculos, dilemas e lições à luz da História [Lucelma Braga]
Marcia Salete Wisniewski Schaly, Anita Helena Schlesener
426-430
Nenhum comentário:
Postar um comentário