sábado, 1 de setembro de 2018

Militares e política no Brasil - Debate Cedem/Unesp: 22/08/18




Em 22/08/18 aconteceu o Debate Cedem/Unesp sobre o livro: Militares e política no Brasil, que faz parte de importante coletânea editada pela Expressão Popular neste ano de 2018; durante o evento houve sessão de autógrafos.
Desde a constituição das Forças Armadas, os militares atuam na política nacional, tanto no interior dos partidos políticos – à esquerda e à direita – quanto em práticas ilegais cometidas nas ditaduras. A participação deles é patente também no desenvolvimento de pesquisas científicas e na efetivação de missões no campo humanitário ou da segurança, em âmbito nacional e internacional. Tal como as demais forças sociais, esse setor também toma parte e é influenciado pela dinâmica da luta de classes.
O livro Militares e política no Brasil está dividido em três partes e reúne textos de renomados pesquisadores, de modo a compor um panorama histórico do setor. São sete tópicos escritos pelos militares Bolivar Marinho Soares de Meirelles, Ivan Cavalcanti Proença e Sued Castro Lima; pelos historiadores Carlos Zacarias de Senna Jr., Fernanda de Santos Nascimento, Fernando da Silva Rodrigues, José Miguel Arias Neto, Leandro Pereira Gonçalves, Marco Antônio Machado Lima Pereira, Marly de Almeida Gomes Vianna, Odilon Caldeira Neto e pelos cientistas sociais Jefferson Rodrigues Barbosa, João Quartim de Moraes, Ligia Osório Silva e Paulo Ribeiro da Cunha. A apresentação é do historiador Daniel Aarão Reis.

Expositores:
- Prof. Dr. Paulo Cunha – Livre-docente em Ciência Política; professor Unesp, Câmpus de Marília. É autor, entre outros trabalhos, de Um olhar à esquerda: a utopia tenentista na construção do pensamento marxista de Nelson Werneck Sodré (2002, 2012); em conjunto com Fátima Cabral, Entre o sabre e a pena: Nelson Werneck Sodré (2006, 2012); e Militares e militância: uma relação dialeticamente conflituosa (2014).
- Coronel Sued Castro Lima – Engenheiro Civil, é coronel-aviador reformado da Força Aérea Brasileira, compôs o Núcleo de Estudos Estratégicos (NEST) da Universidade Federal Fluminense entre 1992 e 1993, é membro fundador do “Observatório das Nacionalidades”, vinculado à Universidade Estadual do Ceará, integra o Comitê Editorial da Revista Tensões Mundiais, editada pelo referido grupo de pesquisa.

Mediador:
- Prof. Dr. Samuel Alves Soares – Doutor e mestre em Ciência Política pela USP; pós-doutor em Relações Internacionais (RI) pela Georgetown University (EUA) e pelo Instituto Gutierrez Mellado (Espanha); É Livre-Docente da Unesp e professor do Programa de Pós-Graduação em RI San Tiago Dantas, oferecido em conjunto pela Unesp, Unicamp e PUC-SP, do qual é coordenador. É pesquisador do Grupo de Estudos em Defesa e Segurança Internacional (GEDES) e coordenador do Grupo de Elaboração de Cenários Prospectivos, ambos da Unesp. É autor de Forças Armadas e sistema político na democracia; organizador de Novas ameaças: dimensões e perspectivas e Forças Armadas, defesa e segurança internacional.

Realizado em: 22/08/2018 às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Informações: (11) 3116–1715

Nenhum comentário:

Postar um comentário