quinta-feira, 6 de setembro de 2018

DOCUMENTÁRIO: CUBANAS - MULHERES EM REVOLUÇÃO

Assista o trailer do documentário "Cubanas: Mulheres em Revolução" clicando AQUI 


Enfim chega ao Brasil o documentário Cubanas - Mulheres em Revolução, um filme de Maria Torrellas que estreou em Havana e em Buenos Aires em final de julho com muito sucesso, sendo na Argentina o quinto filme mais visto.

O filme trata das mulheres cubanas que atuaram tanto na luta guerrilheira como com a chegada da Revolução até a atualidade.

Pelo documentário desfilam testemunhos e vivências de heroínas como Vilma Espin, Celia Sánchez e Haydée Santamaria que foram fundamentais na Revolução. O documentário faz um percurso que chega até o presente  resgatando mulheres de diversas áreas e idades para colher seus testemunhos de vida e expor novamente quanto significou para elas se alimentarem dos valores criados a partir do final da década de 1950.

Assim surgem vozes e imagens de trabalhadoras, médicas, cientistas, artistas e militantes sociais e políticas . Através de todas elas vão surgindo temas históricos e atuais que vão desde a alfabetização nos anos 60 ao desenvolvimento da educação em todas as épocas, a tenaz resistência ao bloqueio, a solidariedade, a intensa batalha cultural e até o alvoroço das marchas LGBTI em defesa da diversidade sexual. 

O filme estreou em Havana, Buenos Aires, Rosário, País Basco e vai seguir divulgando essa linda imagem e mensagem de otimismo e beleza.

Aqui no Brasil a estreia será no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira dia 12 de setembro de 2018 no Museu da República/ Palácio do Catete  às 18h com entrada franca.

Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário