terça-feira, 25 de setembro de 2018

Anita Prestes inaugura exposição sobre o militar e político Luiz Carlos Prestes na UFSCar

Mostra foi montada com acervo doado à universidade em março pela própria filha.

Por G1 São Carlos e Araraquara
24/09/2018

A historiadora Anita Prestes, filha do militar e político Luiz Carlos Prestes e Olga Benário Prestes, está em São Carlos nesta segunda-feira (24) para inaugurar uma exposição sobre seu pai, fazer uma palestra e lançar livros sobre seu pai e sua mãe na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).




Exposição

A exposição "Linha do tempo de Luiz Carlos Prestes... Fragmentos” traz objetos que nunca foram exibidos, presentes recebidos por Prestes de familiares e amigos, em diversas épocas de sua vida.

Entre os itens expostos há a cítara que ele tocava na prisão, uma vitrola que ele ganhou no exilio na Argentina em 1928, roupas dele e de Anita. Junto há uma linha do tempo que destaca momentos marcantes da carreira do político.



A exposição é feita com parte do material do acervo do político doado à Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, em março pela própria Anita Prestes, que disse que optou pela universidade após saber que ela já abriga o acervo de Florestan Fernandes.

"A minha tia, Lygia Prestes, que preservou esse acervo, e eu tínhamos a preocupação de disponibilizar esse acervo para o público brasiliero e até para pesquisadores estrangeiros, o problema era ter um lugar confiável e depois que eu soube que o acervo do Florestan Fernandes estava aqui eu tive interesse de conhecer e vim aqui e achei que valia a pena trazer para cá, era confiável, e eu acho que foi um gesto acertado disponibilizar isso aqui na Universidade Federal de São Carlos", disse.

Foram mais de 360 pacotes, com livros, documentos, correspondências, fotos, quadros, medalhas e outros objetos pessoais do militar. A intenção da BCo é montar um minimuseu com todas peças e disponibilizar os livros pertencentes a Prestes para consulta.

A mostra estará aberta à visitação até 19 de outubro no saguão da Biblioteca Comunitária (BCo), de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.



Anita Prestes

Anita Prestes está com 82 anos. Filha do militar e político Luiz Carlos Prestes, que comandou a revolucionária marcha Coluna Prestes entre os anos de 1925 e 1927, e da alemã judia e comunista Olga Benário Prestes, nasceu em 1936, na prisão de mulheres de Barnimstrasse, em Berlim, na Alemanha nazista.



Afastada da mãe aos 14 meses de idade, antes de vir para o Brasil, em outubro de 1945, viveu exilada na França e no México com a avó paterna. Autora de vários livros sobre a atuação política de Prestes e a história do comunismo no Brasil, é doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal de Rio de Janeiro (UFRJ) e Presidente do Instituto Luiz Carlos Prestes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário