quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

"Manda Quem Pode, Obedece Quem Tem Prejuízo"

Trump ameaça cortar ajuda de quem votar contra EUA sobre Jerusalém

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta quarta-feira (20) cortar a ajuda financeira a países que votarem a favor de uma resolução condenando o reconhecimento por Washington de Jerusalém como a capital de Israel, na ONU.

"Tomaremos nota dessa votação", declarou Trump, denunciando "todos esses países que pegam nosso dinheiro e depois votam contra nós no Conselho de Segurança e na Assembleia das Nações Unidas".

"Deixe que votem contra nós. Vamos economizar um bocado. Não nos importa", acrescentou a repórteres na Casa Branca.

Antes, a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley,havia alertado que iria "anotar os nomes" da sessão emergencial da Assembleia Geral das Nações Unidas desta quinta-feira (21) que vai votar uma resolução não vinculante criticando a decisão sobre Jerusalém.

"Sempre nos pedem para fazer mais e dar mais", disse Haley num post no Twitter. "Então, quando tomamos uma decisão, sob a vontade do povo americano, sobre onde localizar NOSSA embaixada, não esperamos que aqueles a quem ajudamos agora nos ataquem."

Haley acrescentou que a votação iminente "critica nossa escolha" e que "os EUA vão anotar nomes".

Sessões emergenciais da Assembleia Geral são raras. Esta foi marcada a pedido da Autoridade Nacional Palestina após a votação de uma resolução pelo Conselho de Segurança terminou com 14 votos a favor e o veto dos EUA.

A resolução, redigida pelo Egito, não citava especificamente os EUA ou Trump, mas expressava "profundo desgosto por recentes decisões sobre o status de Jerusalém".

Foi o primeiro veto dos EUA em mais de seis anos, segundo Haley, que qualificou a situação de um "insulto" que "não será esquecido".

Miroslav Lajcak, presidente da Assembleia Geral da ONU, não quis comentar a fala de Trump, mas disse que "está no direito e na responsabilidade dos Estados membros expressar suas opiniões".

Um porta-voz do secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, também não quis comentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário