sexta-feira, 26 de maio de 2017

Documentário examina trajetória de feminista e educadora perseguida pelo regime Vargas

“Armanda” conta a história da fundadora de escola progressista que em 1921 foi a primeira do país a servir alimentação aos estudantes. Perseguida pelo Estado Novo, ela foi presa ao lado de Nise da Silveira e Olga Benário.

Por Ana Paula Tavares | Agência Café História

Dirigido por Liliane Leroux e Rodrigo Dutra, o documentário “Armanda” estreia dia 31 de maio, às 20h, no III Festival Mate com Angu de Cinema Popular. O média-metragem aborda a trajetória de Armanda Álvaro Alberto, que além de criar uma escola progressista e pública no subúrbio do Rio de Janeiro, fundou também a Associação Brasileira de Educação (ABE) e a União Feminina do Brasil (UFB).

A Escola Proletária de Meriti, que fundou em 1921, era altamente influenciada pelo método pedagógico de Maria Montessori e fundamentada em princípios educacionais de vanguarda, que viriam as ser sistematizados anos mais tarde no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932. Não havia notas, prêmios ou castigos; atuava em horário integral; era uma instituição laica e pública; possuía biblioteca e introduziu a merenda escolar no país – que lhe rendeu o apelido “Mate com Angu”, nome popular na cidade e que batiza seu festival de cinema. Nesse desafio, contou o apoio do marido e também educador, Edgar Süssekind de Mendonça.

Chamada pelo jornal “O Globo” de “Eva agitadora”, que acusava a UFB de ser “um disfarce do Partido Comunista” [1], Armanda ficou presa entre outubro de 1936 e junho de 1937 por causa da associação da UFB com a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e acusada de participação na Intentona Comunista de 1935.
O filme conta com entrevistas da historiadora Ana Chrystina Mignot, que escreveu sua tese de doutorado sobre Armanda, e de Anita Prestes, também historiadora, que relembra a relação da educadora com sua mãe, Olga Benário.
“Armanda” foi idealizado de Liliane Leroux e Flavio Machado, e realizado pelo Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Nuvisu – FEBF/ UERJ). O documentário foi produzido pela Dunas Filmes e patrocinado pela FAPERJ.

O lançamento é aberto ao público, na Lira de Ouro, na Rua José Veríssimo n° 72, no Centro de Duque de Caxias (RJ). Confira o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=URofGcL3Zcw e mais informações o Festival Mate com Angu aqui.

Notas
[1] O GLOBO, 13/09/1935. In: MORAES, José Damiro. "Armanda Álvaro Alberto: Pensamento e ação nos anos 1930". IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário