quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Os comunistas e a Constituinte de 1946 (70º aniversário da Constituição de 1946)

A atuação do PCB na Constituinte de 1946 contém ensinamentos importantes para quem se interessa pela história dos comunistas brasileiros, mas também constitui valiosa experiência para as forças democráticas e progressistas no Brasil de hoje. 

Os comunistas e a Constituinte de 1946  – por ocasião do 60º aniversário da Constituição de 1946 

POR ANITA LEOCADIA PRESTES

Artigo publicado em Estudos Ibero-Americanos. PUCRS, v. XXXII, n. 2, p. 171-186, dezembro 2006. 

Neste artigo faz-se uma apreciação do contexto sócio-político presente no Brasil durante o ano de 1945. Destaca-se a atividade dos comunistas, voltada para a luta pela convocação de uma Assembléia Constituinte livremente eleita. Com a convocação de eleições para a Assembléia Constituinte, os comunistas elegem uma bancada, cuja atuação na Constituinte de 1946 é analisada no artigo. 

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA LER O TEXTO EM PDF:

Bancada do PCB na Assembleia Constituinte de 1946, composta de um senador (Luiz Carlos Prestes) e 14 deputados (Gregório Bezerra, José Maria Crispim, Maurício Grabois, Claudino José da Silva, Joaquim Batista Neto, Osvaldo Pacheco, Abílio Fernandes, Alcides Sabença, Agostinho Dias de Oliveira, João Amazonas, Carlos Marighela, Milton Caires de Brito, Alcedo Coutinho e Jorge Amado). Rio de Janeiro, 1946.

Em destaque, da esquerda para a direita: Carlos Marighela, Luiz Carlos Prestes e Gregório Bezerra. Rio de Janeiro, 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário