Temática: História da Educação - instituições, autores e teses em tensão história
sob a Coordenação Editorial de Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Felix Rosar e Dermeval Saviani
A íntegra do número encontra-se disponível em:http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/index
Sumário
Editorial
| HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: INSTITUIÇÕES, AUTORES E TESES EM TENSÃO HISTÓRICA | |
| Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Maria de Fátima Félix Rosar, Dermeval Saviani, Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 1-6 |
Debate
| LUIZ CARLOS PRESTES: UM JOVEM MILITAR EMPENHADO NA EDUCAÇÃO DOS SEUS SUBORDINADOS | ||
| Anita Leocadia Prestes | 7-12 |
| AGÊNCIAS E AGENTES NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1945) | |
| Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra | 13-22 |
| A INFLUÊNCIA DO “ESTILO AMERICANO DE VIDA” NOS EDUCADORES BRASILEIROS PÓS 1930 E ALGUNS DE SEUS CRÍTICOS: FLORESTAN FERNANDES E A FEDERAÇÃO INTERNACIONAL SINDICAL DE ENSINO | |
| Gilcilene de Oliveira Damasceno Barão | 39-50 |
Artigos
| ORIGENS DO MOVIMENTO OPERÁRIO E DO SOCIALISMO NO BRASIL | |
| Osvaldo Luis Angel Coggiola | 51-91 |
| MUNDIALIZAÇÃO E SOCIEDADE MUNDIAL. APONTAMENTOS PARA UMA POSIÇÃO ONTOLÓGICO-POLÍTICA DO PROBLEMA | |
| José Adriano Barata-Moura | 92-106 |
| INSTITUTOBRASILEIRO DE FILOSOFIA: UMA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE UMA HEGEMONIA CONSERVADORA | |
| Rodrigo Jurucê Mattos Gonçalves, Pedro Leão da Costa Neto | 107-115 |
| ZEFERINO VAZ: UM REITOR DE DIREITA QUE PROTEGIA AS ESQUERDAS? | |
| Caio Navarro Toledo | 116-132 |
| A CENTRALIDADE DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NA OBRA E MILITÂNCIA DE FLORESTAN FERNANDES, NO PERÍODO ENTRE 1980 A 1995: CONTRIBUIÇÕES AO PENSAMENTO MARXISTA SOBRE A EDUCAÇÃO NO BRASIL | |
| Fabiana de Cássia Rodrigues, Lucelma Silva Braga | 133-145 |
| BUSCANDO GRAMSCI NA OBRA DE BRIAN SIPSON | |
| Marisa Bittar | 146-162 |
| MARX E A EDUCAÇÃO: OBSERVAÇÕES ACERCA DE A IDEOLOGIA ALEMÃ E TESES CONTRA FEUERBACH. | |
| Anita Helena Schlesener | 163-175 |
| TRABALHO, EDUCAÇÃO E REPRODUÇÃO EM LUKÁCS | |
| Gisele Masson | 176-184 |
| IMAGINÁRIO SOCIALISTA | |
| Claudio Katz | 185-195 |
| O MARXISMO HISTORICISTA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): TEORIA E PRÁTICA | |
| Fábio Fernandes Villela | 196-208 |
| TRABALHO E EDUCAÇÃO: UM DEBATE NECESSÁRIO E URGENTE DIANTE DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO | |
| Eraldo Leme Batista | 209-218 |
| O PROGRAMA DE APOIO A PLANOS DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E SUA IMPLEMENTAÇÃO NA UTFPR | |
| Edevania Trevizan, Henrique Tahan Novaes | 219-232 |
| CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E SOFRIMENTO PSÍQUICO NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO | |
| Vivian Jilou, Sálua Cecílio | 233-241 |
| O SETOR PRIVADO-MERCANTIL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A EDUCAÇÃO A DISTANCIA | |
| Andreia Gomes da Cruz, Maria de Fátima Costa de Paula | 242-251 |
| O SINDICATO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS | |
| Olgaíses Cabal Maues | 252-262 |
| A UNIVERSIDADE BRASILEIRA: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA INSERÇÃO PERIFÉRICA NA ORDEM CAPITALISTA MUNDIAL. | |
| Matheus Castro da Silva | 263-272 |
| ERA DA INDETERMINAÇÃO? FRANCISCO DE OLIVEIRA E PROCESSO DECISÓRIO POLÍTICO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. | |
| Lucas Patschiki | 273-282 |
| EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CAPITAL E FORÇA DE TRABALHO NO BRASIL | |
| Michel Goulart da Silva | 283-289 |
| ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE POLÍTICA (“PÚBLICA”) EDUCACIONAL | |
| Iael de Souza | 290-303 |
Entrevista
| MARXISMO E HISTÖRIA DA EDUCAÇÃO | |
| José Luis Sanfelice | 304-310 |
Clássico
| MANIFESTO DOS INSPETORES DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO AO MAGISTÉRIO E À SOCIEDADE FLUMINENSES | |
| Paschoal Lemme | 311-336 |
| AS TAREFAS DAS UNIÕES DA JUVENTUDE | |
| Vladimir Iilich Ulianov Lenin | 337-348 |
Resenhas
| LAVAL, C. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004. 324 p. | |
| Renata Luiza Costa | 349-352 |
| GRAMSCI NO LIMIAR DO SÉCULO XXI | |
| Rodrigo Sarruge Molina | 353-354 |
| O PRECARIADO | |
| Jéferson Silveira Dantas | 335-358 |
Teses e Dissertaçoes: Resumos
| EMANCIPAÇÃO HUMANA E EDUCAÇÃO EM MARX: PARA UMA CRÍTICA DA FORMAÇÃO BURGUESA O HORIZONTE DA DESIGUALDADE SOCIAL | |
| Vilson Aparecido da Mata | 359 |
| O PROJETO EDUCACIONAL DA ITAIPU BINACIONAL (1974-1985): UMA EDUCAÇÃO PARA CADA VILA E PARA CADA FRAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA. | |
| Denise Kloeckner Sbardelotto | 360 |
Expediente
| EXPEDIENTE | |
| Elza Margarida de Mendonça Peixoto | 361-363 |
ISSN: 2175-5604


Nenhum comentário:
Postar um comentário