domingo, 3 de janeiro de 2016

"O único herói brasileiro que não forjou o pedestal de sua gloria", Florestan Fernandes falando sobre Luiz Carlos Prestes*

 3 de janeiro de 2016 - 118 anos de nascimento do Cavaleiro da Esperança

* "O Herói Sem Mito", de Florestan Fernandes, texto publicado no encarte da revista Trilha Socialista - 1990


Luiz Carlos Prestes (1898-1990)

Visite o site do Instituto Luiz Carlos Prestes (ILCP)   



Um espaço para a preservação e a difusão da memória histórica de Luiz Carlos Prestes – figura emblemática da história do Brasil e também da história mundial. 


Disponível para consulta: documentos, espaço multimídia (exposição fotográfica, galeria de fotos e vídeos), livros em PDF, textos sobre o legado histórico de Luiz Carlos Prestes e Olga Benario Prestes, debate dos problemas relacionados com a luta por uma perspectiva socialista para o Brasil e a América Latina,  assim como para toda a humanidade.


"O legado de Luiz Carlos Prestes, uma vez apropriado pelas novas gerações, representa uma ameaça para as classes dominantes. Eis a razão por que a História Oficial e os meios de comunicação se esforçam por manter silêncio a respeito dele, ou, quando compelidos a lembrá-lo, tratam de distorcer suas ideias e de caluniar sua atuação." 
(PRESTES, Anita Leocadia. Luiz Carlos Prestes: o combate por um partido revolucionário (1958-1990). São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 327)

Nenhum comentário:

Postar um comentário