sábado, 9 de janeiro de 2016

Anita Prestes censurada??? Ordens superiores de Brasília suspendem de última hora a exibição de sua entrevista no programa Observatório da Imprensa

Por Marcos Cesar de Oliveira Pinheiro

Alberto Dines e Anita Prestes no programa Observatório da Imprensa, que deveria ter sido exibido no dia 7/1/2016.

Na quinta-feira, 7/1/2016, numa daquelas estratégias que somente a pessoa que inventa algo assim consegue entender, a TV Brasil adiou, em cima da hora, a exibição da entrevista da historiadora Anita Prestes concedida ao jornalista Alberto Dines no programa Observatório da Imprensa. Depois da referida entrevista ser amplamente divulgada pela própria TV Brasil, com o título “Alberto Dines entrevista Anita Leocádia Prestes”, a emissora decide pela sua suspensão sem nenhuma justificativa aceitável diante do telespectador. Aliás, o endereço de divulgação da exibição da entrevista foi, simplesmente, retirado. Quando se entra no endereço correspondente (http://tvbrasil.ebc.com.br/observatorio/episodio/alberto-dines-entrevista-anita-leocadia-prestes) aparece a seguinte mensagem: “A página requisitada ‘/observatorio/episodio/alberto-dines-entrevista-anita-leocadia-prestes’ não pôde ser encontrada.”

Ainda que não haja qualquer justificativa diante do telespectador, a explicação é simples. Desrespeito ao telespectador!!!

Corre pelos corredores da emissora a notícia de que o novo diretor de jornalismo da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), Ricardo Melo*, ligou, em cima da hora, para a produção do Observatório de Imprensa avisando que a exibição da entrevista de Anita Prestes teria de ser reagendada. Parece que o argumento seria de que diante da participação de Anita Prestes no programa Espaço Públicode 1°/12/2015 e mais a exibição de um depoimento seu no final do ano passado, o jornalista Ricardo Melo teria achado melhor deixar a entrevista para fevereiro.

Se essa versão é verdadeira, a alegação de que outro programa da emissora apresentara pouco antes uma entrevista com a historiadora Anita Prestes é absolutamente bisonha. Trata-se, no mínimo, de uma absurda intervenção da direção da EBC no programa Observatório da Imprensa, de uma desconsideração à entrevistada e de total desrespeito aos telespectadores.

A entrevista de Anita Prestes no programa Observatório da Imprensa será mesmo exibida em fevereiro? Será que por de trás da suposta alegação de Ricardo Melo não está um episódio de censura às posições políticas de Anita Prestes? Aliás, no programa Espaço Público, exibido ao vivo, a historiadora explicita claramente suas posições, em defesa do socialismo e de crítica ao governo, que não considera comprometido com os interesses das camadas populares e sim com o grande capital. Se for um caso de censura, é algo extremamente preocupante, pois parece que ainda estamos vivendo num regime democrático, em que a diversidade e a pluralidade de conteúdo nos meios de comunicação deveriam ser asseguradas.

NOTA
* Na “Folha de São Paulo”, Ricardo Melo foi editor de "Opinião", da "Primeira Página", editor-adjunto de "Mundo", secretário-assistente de Redação e produtor-executivo do "TV Folha", entre outras funções. O jornalista também foi editor-chefe do "Diário de S. Paulo", do "Jornal da Band", do "Jornal da Globo" e chefe de redação do SBT. Na juventude, foi um dos principais dirigentes do movimento estudantil "Liberdade e Luta" ("Libelu"), de orientação trotskista. No cargo de diretor de jornalismo da EBC, vinculada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Melo fica responsável pelo conteúdo jornalístico de todos os veículos ligados à empresa, como a Agência Brasil e a TV Brasil. Fonte:Ricardo Melo é escolhido novo diretor de jornalismo da EBC”, Folha de São Paulo, 28/08/2015.



3 comentários:

  1. parece meio nebulosa a situação ,acho que o dines deve ter ficado no mínimo puto !

    ResponderExcluir
  2. Absolutamente uma desculpa esfarrapada,sem consistência alguma, sem sentido real -- sem disfarce uma "singela censura"! Uma sim ação de patifaria sem ética alguma da emissora de TV

    ResponderExcluir
  3. Marcos César de Oliveira Pinheiro, voce está vendo chifre em cabeça de cavalo. Há poucos dias foi exibida uma entrevista da Anita. Eu assisti. Imaginar ceensura porque ela é contra o governo parece mais chilique festivo.

    ResponderExcluir