terça-feira, 31 de março de 2015

"Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos de 1844", de Karl Marx

LANÇAMENTO DA EDITORA EXPRESSÃO POPULAR


Na trajetória de Karl Marx o breve período em que o autor de O Capital viveu em Paris (Outubro/Novembro de 1843/fevereiro de 1845) impactou decisivamente os rumos que sua vida e sua obra tomariam. Naqueles meses, o jovem filósofo iniciou seus estudos de Economia Política, travou contato com o movimento operário e aproximou-se de Friedrich Engels, a partir daí, seu camarada de ideias e de lutas. É então onde o pensamento de Marx começa a experimentar, num complicado processo que haverá de se estender por cerca de dois anos mais, a grande inflexão que dará o sentido e o significado definitivo à sua vida e à sua obra: à dedicação à causa revolucionária dos trabalhadores e a elaboração da crítica da Economia Política.

A historiografia reconhece que os registros dos momentos inaugurais deste complexo processo teórico-político está consignado em dois textos daquele período: os Cadernos de París os Manuscritos econômico-filosóficos de 1844, que permaneceram inéditos por décadas (só integralmente publicados em 1932). Os primeiros foram redigidos como notas de leitura, simples apontamentos para uso pessoal do autor, e os segundos como esboço de um livro nunca concluído (e nos chegaram fragmentos, com passagens de difícil interpretação). Embora diferentes na forma, tais documentos guardam elementos temáticos comuns, constituindo um conjunto unitário: é neles que Marx, na sua original aproximação crítica à Economia Política, formulada a partir de uma perspectiva filosófica-antropológica, estabelece os fundamentos da sua teoria da alienação.

As polêmicas que até hoje cercam os Manuscritos...justificam plenamente mais esta edição em português. Sobretudo porquê, pela primeira vez em nossa língua, a sua leitura pode ser subdisiada com o recurso a anotação dos Cadernos..., até agora inéditos em vernáculo. Com a publicação destes dois textos - antecedidos por longa apresentação do Profº José Paulo Netto e com os Manuscritos... submetidos à competente revisão técnica do Profº Sérgio Lessa -, a Expressão Popular, na sua continuidade de fomentar a batalha das ideias, oferece aos estudiosos da obra de Karl Marx mais um instrumento de trabalho certamente indispensável.
Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos de 1844

Autor:

Karl Marx

Número de páginas:

496

ISBN:

978-85-7743-255-4

Editora:

Expressão Popular

Categoria:

Dicas de livros e promoções!ClássicosFilosofia

Peso:

505 g
    R$ 35,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário